Com 71,3% de ausências, Enem Digital é mais um fracasso da gestão Bolsonaro

Com a abstenção total de 71,3%, a primeira edição do Enem Digital foi mais um fracasso do governo Bolsonaro. Em Alagoas, a média de ausência alcançou 68%. As provas foram realizadas nos últimos domingos, dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Em meio à pandemia e polêmicas, o Enem 2020 registrou a maior abstenção de participantes da história e até mesmo a novidade, o Enem Digital, não conseguiu salvar o exame do fracasso.

Eram esperados em todo país 93.079 participantes, mas 66.370 candidatos não compareceram. Em Alagoas, os números também foram altos, de 1.838 inscritos para a prova digital, apenas 588 (32%) participaram do exame, tendo uma ausência de 1.250 estudantes (68%).

Outro problema registrado foi a de uma questão de matemática ser exatamente igual à  edição de 2009. O Inep informou que essa questão será anulada e que o cancelamento não comprometerá a nota dos participantes. Essa é a terceira vez seguida que o Enem apresenta perguntas repetidas de anos anteriores.

Além das abstenções e da questão de matemática, o Enem Digital ainda registrou outros problemas pelo pais. Em Belo Horizonte, os candidatos tiveram que esperar até 2 horas para o início da prova; no Distrito Federal, estudantes foram dispensados após erro no sistema; no Tocantins, problemas técnicos foram registrados em pelo menos três locais de provas; no Amapá, o único local do exame no estado apresentou problemas estruturais e foi interditado.

Próximas datas do Enem digital

  • 8 a 12 de fevereiro: pedidos de reaplicação para quem teve problemas logísticos ou tiveram diagnóstico de Covid;
  • 10 de fevereiro: divulgação dos gabaritos;
  • 23 e 24 de fevereiro: reaplicação;
  • 29 de março: resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *