Entidades lançam nota conjunta em solidariedade à pastora Odja Barros, da igreja Batista do Pinheiro

Entidades lançam nota conjunta em solidariedade à pastora Odja Barros, da igreja Batista do Pinheiro
O Sintietfal assinou nota em solidariedade à pastora Odja Barros, da igreja Batista do Pinheiro, junto a outros movimentos sindicais e sociais alagoanos. As entidades repudiaram os ataques e ameaças de morte à pastora Odja e seus/suas familiares, após a representante religiosa celebrar casamento homoafetivo.

Essa foi a primeira celebração de uma pastora da Igreja Batista a um casamento homoafetivo. Odja Barros, deu as bênçãos às esposas no domingo, 5 de dezembro, em Maceió. Após a viralização do casamento nas redes sociais, a religiosa tem sofrido ataques e ameaças de morte a ela e sua família.

“Solidarizamos-nos com a Igreja Batista do Pinheiro e com a Pastora Odja e sua família, que estão sendo ameaçadas, indicando que há grupos fascistas violentos atuando em Alagoas, não apenas lançando discursos de ódio nas redes sociais, de caráter misógino, lgbtfóbico, racista, contra as populações pobres do campo e da cidade, mas, demonstram ser capazes, também, de ações mais violentas, com ameaças à integridade física e à vida dos que lutam por inclusão social, justiça social, democracia e liberdade”, afirmaram as entidades, em nota lançada na terça-feira, 14 de dezembro.

Nas redes sociais e em entrevista, Odja e seus familiares afirmaram já terem recorrido à justiça para que sejam tomadas as medidas necessárias. Em nota, as entidades cobram a ação ágil do setor de Segurança Pública, para identificar o grupo criminoso e oferecer segurança à pastora e sua família.

Leia a nota completa
NOTA DE SOLIDARIEDADE À IGREJA BATISTA DO PINHEIRO E CONTRA AS AMEAÇAS VIOLENTAS.

O conjunto da militância dos movimentos sindical e social de Alagoas repudiam veementemente os ataques e ameaças de morte à Pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro, após a cerimônia religiosa de benção ao casamento de um casal homoafetivo realizada pela religiosa.

Solidarizamos-nos com a Igreja Batista do Pinheiro e com a Pastora Odja e sua família, que estão sendo ameaçadas, indicando que há grupos fascistas violentos atuando em Alagoas, não apenas lançando discursos de ódio nas redes sociais, de caráter misógino, lgbtfóbico, racista, contra as populações pobres do campo e da cidade, mas, demonstram ser capazes, também, de ações mais violentas, com ameaças à integridade física e à vida dos que lutam por inclusão social, justiça social, democracia e liberdade.

Alertamos a sociedade alagoana para este ato criminoso e cobramos ao Governo do Estado a ação ágil do setor de Segurança Pública, tanto para identificar o grupo criminoso, como para oferecer segurança concreta à Pastora Odja Barros e sua família, bem como segurança ao exercício da prática religiosa da Igreja Batista do Pinheiro.

A Igreja Batista do Pinheiro pratica o cristianismo com respeito e apoio a todos os setores excluídos e oprimidos na sociedade, e sempre soma com os movimentos sociais de defesa dos direitos humanos, sociais, trabalhistas, de defesa da liberdade e da democracia. A perseguição a esta comunidade religiosa precisa cessar, pois recentemente uma ação inconstitucional da empresa mineradora Braskem reprimiu o movimento de protestos das vítimas do gigantesco crime ambiental que vitimou milhares de famílias em quatro bairros de Maceió, perseguindo também a Igreja Batista do Pinheiro.

Os movimentos sociais de Alagoas estão juntos e solidários com a Igreja Batista do Pinheiro, contra toda a intolerância religiosa, preconceitos, discriminações e violências, em defesa da democracia, da justiça e da liberdade.

Maceió, 14 de dezembro de 2021.

Marcha Mundial das Mulheres
Secretaria de Mulheres da CUT AL
Secretaria de Mulheres do Sinteal
Secretaria de Mulheres do Sindprev AL
ADUFAL – Associação dos Docentes de Alagoas
Sindicato dos Urbanitários
RENFA – Rede Nacional de feministas antiproibicionistas de Alagoas
Movimento Nacional da População em Situação de Rua MNPR/AL
Fórum Nacional dos Usuários do SUAS em Alagoas FEUSUAS/AL
Bancada Negra
Associação do Coletivo Cia Hip Hop de Alagoas
Secretaria LGBT do Partido dos Trabalhadores de Alagoas
Grupo Gay de Alagoas – GGAL
Grupo Gay de Maceió – GGM
Mulheres do PSOL Alagoas
Partido Comunista Brasileiro – PCB
União da Juventude Comunista – UJC
Unidade Popular pelo Socialismo – Alagoas
União da Juventude Rebelião
Movimento de Mulheres Olga Benario
CSP-CONLUTAS
Sindipetro-AL/SE
MTST – AL
Frente Progressista da Advocacia Alagoana
PSOL – Partido Socialismo E Liberdade.
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB
Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas – Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *