Marechal Deodoro: Concamp aprova adesão do passaporte vacinal, mas decisão final será dada pelo Conselho Superior

Pauta será levada ao Consup/Reitoria para aprovação em âmbito institucional

Na última terça-feira, 14 de dezembro, o Conselho de Marechal Deodoro aprovou a adesão do passaporte vacinal para acesso e circulação nas instalações do campus. No entanto, a pauta será levada ao Consup/Reitoria do Ifal para aprovação em âmbito institucional.

Mesmo tendo a proposta reconhecida pela maioria dos/as servidores/as do campus Marechal e possuindo autonomia, dada pelo Supremo Tribunal Federal através da ADI 6586/DF, para adesão do comprovante da vacina, a gestão do campus alegou que a proposta deve ser referendada pelo Conselho Superior do Ifal e pela Reitoria, na próxima reunião do Consup, dia 22 de dezembro. Alegando não ser viável a discussão em apenas um campus.

+++Reunião do Conselho Superior é adiada para dia 22 de dezembro

“Entendemos que no dia 22 de dezembro de 2021 o Consup irá se reunir mais uma vez e a decisão de encaminhamento do documento do Passaporte Vacinal, referendado pelo Conselho do campus Marechal Deodoro, serve de pressão política legítima para que as nossas instâncias superiores possam promover a representação que vos cabe. Fica claro que o conjunto de campi, que vem questionando a visão obscurantista da Reitoria e da Procuradoria, deseja a exigência do Passaporte Vacinal como forma de preservação do direito à vida. Aguardamos o dia 22 de dezembro como um momento político-institucional o qual o Consup do IFAL possa corrigir essa distorção negacionista que paira sobre esta Instituição acadêmica”, declara Thiago Bianchetti, conselheiro do Ifal, Campus Marechal Deodoro.

A consulta que tinha por objetivo analisar a opinião dos/as servidores/as do Campus Marechal sobre a adesão ao passaporte da vacina foi realizada através do Google Forms, obtendo 63 respostas. Dentre elas 88,9% dos/as servidores/as foram favoráveis à obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação; uma parcela pequena negou a adesão, totalizando 9,5%; e 1,6% absteve-se da resposta.

Os debates ao longo dessa reunião e as outras quatro reuniões anteriores, que pautaram sobre a adesão do comprovante, demonstraram que a grande maioria dos/as servidores/as de Marechal concordam com a exigência do passaporte da vacina nas dependências do Ifal. Alguns confirmam que a medida deve ser local e outros concebem que cabem às instâncias superiores, ainda assim, majoritariamente o campus legitima o passaporte vacinal.

“Trata-se de suma importância política que os nossos membros do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas possam reverberar o desejo dos e das que se encontram no ‘chão da escola’ e se posicionarem de forma contundente contra essa política de morte encaminhada pelo Governo Federal. Política a qual, por ocasião, é patrocinada pela Reitoria e pelo seu Procurador Federal, os quais querem, de forma autoritária, impor a nossa Instituição o seu negacionismo”, inclui Thiago Bianchetti.

Reunião do Consup

A próxima reunião do Consup será realizada quarta-feira, 22 de dezembro, às 9 horas. O Sintietfal convoca todos/as servidores/as do Ifal para acompanharem a sessão e pressionarem seus/suas representantes do Conselho Superior em defesa do passaporte vacinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *