Enem: Com 66,8% de faltas na reaplicação, Governo Bolsonaro segue com título das piores edições do exame

Na reaplicação do  Exame Nacional do Ensino Médio, realizada no último domingo, 9 de janeiro, o Governo Bolsonaro marcou mais um recorde de evasão do exame, com 66,8% total  dos/as inscritos/as não comparecendo para realização da prova. Em Alagoas, a taxa de ausência alcançou 72,1%. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos  e Pesquisas Educacionais (Inep), 340.659 pessoas estavam inscritas para realização do exame. O número corresponde aos/às estudantes isentos da taxa de inscrição em 2020 que perderam a prova  devido a  pandemia da Covid-19, aos/as candidatos/as inscritos em 2021 que não puderam fazer a prova e as pessoas privadas de liberdade inscritas para o Enem PPL. 

Considerando somente os inscritos  com isenção de taxa e aqueles/as que tiveram direito a fazer a prova devido a alguma dificuldade na primeira aplicação, o maior  nível de abstenção foi registrado em Minas Gerais, totalizando 76,4%. Estado que foi atingido por fortes chuvas no final de semana, com registros de  diversas  interdições provocadas por enchentes e desabamentos nas rodovias.

Os altos índices de evasão foram registrados em diversos estados, como Mato Grosso do Sul, com 75,8%; Goiás, com 75,8%; Tocantins, com 74,7% e São Paulo, com 74,6% de ausências.

Incluindo a reaplicação, o Governo Bolsonaro chegou à terceira pior edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2020 o exame teve em seu primeiro  dia de aplicação, o total de 51,5% de faltas e no segundo dia, 55,33%. Não bastando o alto número de faltas na prova física, o Enem digital 2020 registrou mais um fracasso ao governo  Bolsonaro, com um total de 71,3% de abstenção, e agora, na reaplicação, alcançando 66,8% de faltas no primeiro dia de prova. 

O segundo dia do exame será no próximo domingo, 16 de janeiro, e os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *