Janeiro Branco: Mês de conscientização à saúde mental

Janeiro é o mês da conscientização da saúde mental. Através da campanha Janeiro Branco, profissionais da saúde buscam alertar a sociedade da importância para o cuidado com a saúde mental e emocional das pessoas.

O primeiro mês do ano foi escolhido por ser, em termos simbólicos e culturais, o momento em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre sua vida, suas relações, condições de existência, seus sentidos existenciais e suas emoções.

Durante a campanha são desmistificados tabus relacionados à saúde mental, orientando a população e cobrando das autoridades criação de políticas públicas.

Pandemia da Covid-19 e a saúde mental

Com a pandemia de Covid-19, tem sido observado o aumento de transtornos mentais e do trauma psicológico provocado diretamente pela infecção ou por seus desdobramentos secundários.

Mudança na rotina devido às medidas de distanciamento social, consequências econômicas, perda de pessoas próximas e receio do contágio foram considerados potencializadores de transtornos psíquicos nesses últimos dois anos.

Nos casos de surgimento de sentimentos negativos e aflições, recomenda-se a busca de ajuda profissional.

O Sintietfal reforça a campanha do Janeiro Branco reafirmando a importância dos cuidados voltados à saúde psicológica não apenas neste mês mas em todo o ano. Saúde mental importa!

Com informações: Biblioteca Virtual em Saúde – BVS Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *