Greve do serviço público está marcada para março. Conheça as novas datas

Entidades sindicais de Alagoas realizam plenária virtual de mobilização dia 22 de fevereiro

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) definiram o dia 16 de março como nova data para o Dia de Greve Nacional do Serviço Público.

Os/as servidores/as federais lutam pela recomposição salarial de 19,99%, percentual corroído pela inflação apenas no governo Bolsonaro. Caso o governo se mantenha numa postura intransigente, o Fonasefe e o Fonacate pretendem deflagrar uma greve unificada por tempo indeterminado a partir do dia 30 de março.

As datas devem ser referendadas pelos mais diversos sindicatos nacionais que representam o funcionalismo público. O Sinasefe, ao qual o Sintietfal é filiado, debaterá a greve na sua 170ª Plena, marcada para os dias 19 e 20 de fevereiro.

Como forma de preparar a mobilização em Alagoas, o Sintietfal e outros sindicatos estão convocando a Plenária Virtual dos Servidores Públicos Federais (SPFs) para o dia 22 de fevereiro, às 19 horas, pelo aplicativo Zoom Cloud Meetings.

+++ Clique aqui para acessar a sala de reunião. Id da reunião: 870 6027 1312

“Vivenciamos, desde o início do Governo Bolsonaro, um total desrespeito ao servidor e à servidora pública. Corte de verbas, ataques às carreiras, tentativa de aprovar a reforma administrativa e até xingamento por parte de Guedes, Bolsonaro e seus seguidores. Como se não bastasse, nos últimos três anos, perdemos quase 20% de nosso salário por culpa da política do governo, que deixou tudo caro. É preciso fortalecer o debate na sociedade sobre a importância do serviço público e defender nossa recomposição salarial”, disse Elaine Lima, vice-presidenta do Sintietfal.

Novas datas

Anteriormente, a data indicada para a greve nacional era o dia 9 de março. Entretanto, devido a decisão de fortalecer o Dia Internacional da Mulher, com atos de rua em defesa de direitos e pelo ‘Fora Bolsonaro’, a paralisação do funcionalismo público foi adiada por uma semana.

Confira a agenda de luta:

18/02 – Ato no Ministério da Economia (um mês sem respostas)
19 e 20/02 – 170ª Plenária Nacional do Sinasefe
22/02 – Plenária Virtual dos Servidores Públicos Federais de Alagoas (19h)
23/02 – Plenária do Fonasefe (18 horas)
08/03 – Dia Internacional de Luta das Mulheres /Ato Nacional #ForaBolsonato
16/03 – Dia Nacional de Greve do serviço público (Ultimato ao Governo Federal)
30/03 – Indicativo de Deflagração de Greve por Tempo Indeterminado

2 Comentários em “Greve do serviço público está marcada para março. Conheça as novas datas

antonio conceiçao de carvalho
4 de março de 2022 em 19:34

espero que servidores federais mostrem sua força e importancia , e que naõ se acovardem perante este presidente ridiculo.

Responder
Francisco das Chagas Norberto de sousa sousa
19 de março de 2022 em 20:41

Misericórdia Dois anos de pandemia agora essa guerra que querendo ou não o mundo sofre pois vivemos em uma globalização entre países no mundo todo trazendo desemprego em maça pessoas passando fome estudardes desacreditados pois foram paralisados pela covid ou seja esta difícil pra todos, (Senhores profissionais não desmerecendo vocês pois vcs são heróis mais Não façam isso com a gente por favor… a vida esta difícil pra todos no mundo todo..

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *