Plenária dos Servidores Públicos antecipa data da greve para dia 23 de março

Os/as servidores/as públicos/as federais organizaram, em Plenária, um novo calendário para construção da greve em prol dos serviços públicos. Agora, a data para o indicativo da greve nacional será no dia 23 de março.

A atualização do calendário de mobilizações foi debatida em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizada no dia 22 de fevereiro e aprovada na Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal, realizada no dia 23, com a participação de mais de 240 servidores/as públicos/as federais de todo o país.

A Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal convocada pelo Fonasefe e Fonacate, foi realizada virtualmente e teve como intuito o debate sobre a construção da greve nacional dos/as servidores/as públicos/as federais em defesa dos serviços públicos (contra a PEC 32), pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016 e pela recomposição emergencial de 19,99%.

Durante o encontro, os/as servidores/as ressaltaram a importância desse espaço para diálogo, compartilharam o andamento da construção do movimento grevista em seus Estados e ressaltaram a importância da mobilização dos/as servidores/as em defesa dos serviços públicos e da recomposição salarial.

Com o novo calendário de mobilizações, as entidades marcaram para o dia 16 de março o Dia Nacional de Paralisação e Greve pelo país, dando sete dias para resposta do governo sobre a recomposição salarial exigida (de 19,99%), caso não haja reposta será iniciada a greve nacional a partir do dia 23.

A decisão por greve foi tomada após o silencio do Governo Federal frente à manifestação dos/as servidores/as federais, realizada no dia 18 de janeiro, onde foi protocolado a exigência de reajuste salarial. Após cinco anos com salários congelados, sem recomposição e sem resposta do governo, as entidades representantes dos/as servidores/as identificaram a necessidade de greve em prol do reajuste.

Novo calendário de lutas

08/03 – Dia Internacional das Mulheres – Ato nacional pela vida das mulheres e pelo ‘Fora Bolsonaro’

09/03 – Lançamento do comando nacional de construção e mobilização da greve

16/03 – Dia nacional de paralisação, mobilização e greve – Ato nacional em Brasília e em todo o país.

23/03 – Início da greve nacional do funcionalismo público – Em caso de silêncio por parte do governo federal

Um Comentário em “Plenária dos Servidores Públicos antecipa data da greve para dia 23 de março

Igor Leão
13 de março de 2022 em 09:43

Acho que o governo vai jogar muito sujo contra essa greve…

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *