Servidores/as da Ufal aderem à Greve Nacional do Serviço Público

A partir do dia 23, técnicos/as entram em greve por tempo indeterminado. Docentes optam por um dia de paralisação

Os/as docentes e técnicos/as administrativos/as da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram nesta segunda-feira, 21 de março, a Assembleia Geral Unificada para deliberar sobre adesão à greve em defesa do serviço público federal. Foi decidido pelos/as técnicos/as a adesão à greve por tempo indeterminado a partir do dia 23, enquanto os/as docentes optaram por um dia de paralização (também na quarta, 23) e a construção de uma agenda de mobilizações.

A reunião foi convocada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) e contou com a participação de 361 servidores/as. Dentre eles/as, 246 docentes e 115 técnicos/as.

Os/as docentes e técnicos/as presentes na Assembleia construíram duas propostas, que foram levadas à votação. A primeira era por paralisar apenas no dia 23 de março; marcar uma nova assembleia na semana seguinte para avaliar o quadro; e construir a agenda de mobilizações. A segunda proposta defendia a adesão à greve por tempo indeterminado, a partir do dia 23, e a construção de uma agenda de mobilizações.

As votações foram separadas. Os/as docentes contabilizaram 176 votos a 65 para proposta um; enquanto os/as técnicos contabilizaram 48 votos a 39 na segunda proposta.

Para construção da agenda de mobilizações, foi criada uma Comissão Unificada de Mobilização, composta por representantes da Adufal e Sintufal, para lutar pela revogação da Emenda Constitucional 95; em defesa do serviço público, ameaçado pela PEC 32; e pela recomposição salarial de 19,99%.

No primeiro dia de paralização, 23, as entidades representantes dos/as servidores, em conjunto com o movimento estudantil, irão realizar, a Conferência Livre da Ufal “Políticas Públicas da Educação Superior”, que faz parte de uma das atividades do processo de construção da conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) e está inserida no calendário de mobilizações como ação unificada.

A conferência será realizada das 8h30 às 13h desta quarta-feira, 23 de março. Inscreva-se aqui.

Com informações: adufal.org.br e sintufal.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *