Assembleia decide manutenção do estado de greve, aprova chapa dos/as 19 delegados/as para o Consinasefe e rejeita aumento da Unimed

Conjuntura, paralisação no dia 30 e 34º Consinasefe foram as demais pautas abordadas

 

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quarta-feira, 6 de abril, os/as servidores/as do Ifal decidiram pela continuidade do estado de greve; rejeitaram o reajuste de 12,68% da Unimed, solicitando a abertura de mesa de negociação com o plano de saúde; e definiram os/as 19 delegados/as ao 34º Congresso do Sinasefe.

Frente à carestia gerada pela política econômica do governo Bolsonaro e aos anos do congelamento salarial, os/as presentes defenderam a continuidade da luta pela recomposição salarial e a conservação do estado de greve.

Para fortalecer a mobilização, os/as servidores/as se comprometeram a fortalecer o calendário nacional de lutas, através de mobilizações e atos que sensibilizem a comunidade sobre a pauta defendida pela categoria.

“Este governo tem feito uma série de atentados aos direitos dos/as trabalhadores/as. Por isso, reconhecemos a necessidade da continuidade da luta em defesa dos serviços públicos, atacados pela PEC 32 e a EC 95; e pela recomposição salarial de 19,99%. Esse estado de greve deve ser um momento de mobilização, de sensibilização dos/as estudantes e da categoria, para que entendam que a luta por reajuste é justa e digna e que também estamos lutando contra a precarização do trabalho. E dado que estamos em uma sociedade em que o salário mínimo não paga metade das contas necessárias para a sobrevivência, também lutamos para o aumento do salário mínimo”, declarou Elaine Lima, presidenta do Sintietfal.

Em avaliação do último dia 30 de março, os/as servidores/as enxergaram sucesso da paralisação realizada em todo o Ifal. Avaliou também a importância de reforçar ações, como as ocorridas nos campi e na reitoria.

+++Por recomposição salarial, docentes e TAEs do Ifal aderem à Paralisação Nacional 

Sobre a ocorrência no ponto do dia 30 de março, a reitoria, em diálogo com o Sintietfal, concordou que os/as participantes da paralisação devem incluir em seu ponto a ocorrência como “falta justificada” para que não ocorra desconto em folha.

+++ Em negociação com Sintietfal, reitoria estabelece colocação de falta justificada no dia da paralisação

Reajuste anual do plano Unimed

Por unanimidade, os/as servidores/as presentes decidiram não aceitar o reajuste de 12,68% , a partir de maio de 2022. Ficou acordado o encaminhamento de um ofício à Unimed solicitando a abertura de mesa de negociação.

“A Unimed não está sofrendo desfalque algum em suas contas, não há justificativa para um aumento tão grande em nossos boletos. Iremos entrar em negociação e avaliar essa porcentagem de reajuste”, citou Elaine Lima.

Para negociação, foi formada uma comissão composta por cinco filiados/as, que definirá um percentual máximo como contraproposta e apresentará à Unimed. A comissão é formada por Elaine Lima, presidenta; Yuri Buarque, secretário do Sintietfal; Silvia Mota, Salete Oliveira e Fernanda Furlan, sindicalizadas.

A categoria também discutiu sobre o ocorrido em dezembro de 2021, mês em que alguns/as sindicalizados/as receberam boletos duplicados e com valores divergentes. Para apurar a situação, foi formada uma comissão, que está avaliando o ocorrido através da leitura da documentação necessária. A assessoria jurídica do Sintietfal também está acompanhando o caso. Ao final da avaliação, a comissão irá convocar uma nova assembleia para inteirar os/as sindicalizados/as da situação.

34º Consinasefe

Com o tema “Educação não é mercadoria! Derrotar Bolsonaro, o neofascismo e o neoliberalismo”, o 34º Congresso Eleitoral do Sinasefe (Consinasefe) será realizado presencialmente, no Golden Tulip Hotel, em Brasília-D, entre os dias 12 a 15 de maio.

Durante a assembleia, foram apresentados os/as 19 delegados/as e cinco suplentes (que, em caso de imprevistos, substituirão alguns/as delegados/as), que irão representar o Sintietfal durante o congresso. Sendo estes/as:
Ana Lady – Campus Marechal
Andrea Moraes – Campus Maceió
Anna Beatriz – Reitoria
Anny Barros – Campus Viçosa
Artur Barbosa – Campus Marechal
Carlos Borges – Campus Maceió
Claudemir Martins – Campus Piranhas
Elaine Lima – Campus Maceió
Fabiano Duarte – Campus Marechal
Felipe Almeida – Campus Marechal
Fernanda Furlan – Campus Viçosa
Flavio Veiga – Campus Murici
Gabriel Magalhães – Campus Satuba
Levi Brandão – Campus Santana do Ipanema
Luiz Marcio – Campus Piranhas
Marcondes Inácio – Campus Satuba
Renato Lôbo – Campus Marechal
Thaís Carvalho – Reitoria
Yuri Buarque – Campus Satuba

Suplentes

Gicelle Silva – Campus Palmeira
Lucas Omena – Campus Santana
Genuzi de Lima- Campus Satuba
Rosiene Araújo – Campus Satuba
Zilas Nogueira – Campus Marechal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *