Seminário das Mulheres do Sinasefe reforça a importância em fortalecer a luta feminina no espaço sindical

No último sábado, 26 de março, o Sinasefe promoveu o Seminário Nacional das Mulheres do Sinasefe. O Sintietfal foi representado pela presidenta Elaine Lima e a pela diretora de comunicações Ana Lady. Durante o encontro, as servidoras abordaram a necessidade em reforçar a luta das mulheres dentro do espaço sindical.

O seminário reuniu mais de 60 servidoras da educação federal de todo o país. Tratou-se de momento de reflexão sobre a realidade das condições de trabalho das mulheres que atuam nos Institutos Federais de Educação; da importância da inclusão das mulheres no movimento sindical e o seu fortalecimento.

A invisibilidade da mulher trans e o racismo estrutural nos espaços sindicais também foram abordados como pautas que carecem de constantes discussões para que os fluxos desses ideais sejam quebrados. “Participar do encontro de mulheres do Sinasefe foi muito importante para o sindicato, principalmente por ser necessário que as mulheres tomem o protagonismo das lutas. As mulheres, em especial, as trans e as negras, são as mais afetadas por esse governo autoritário e fascista, que retira direitos. Essa prévia permitiu que nós discutíssemos questões relativas ao papel da mulher na sociedade, na educação e no sindicato e nos prepara para o encontro de mulheres que acontecerá em junho. Nós, do Sintietfal, estaremos lá, representando as mulheres de luta que constroem essa unidade, em defesa de uma sociedade justa e por uma educação para todas/os”, citou Elaine Lima, presidenta do Sintietfal.

Elaine Lima, em conjunto com Celina Rosa, Sinasefe IFBA e Diacuy Pereira, da sessão Crato, abordaram as experiências do sofrimento de machismos dentro do movimento sindical, pauta necessária de diálogo dentro do sindicalismo.

Por fim, as participantes do seminário apresentaram as propostas para a construção do III Encontro de Mulheres do Sinasefe, que será realizado em junho deste ano, e alinharam o funcionamento das atividades da Plenária de Mulheres, que ocorrerá no dia 23 de abril às 10 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *