Eleição Sintietfal: Chapa Única é eleita com votação recorde
A chapa única “Faz escuro, mas eu luto: porque a manhã chegará” venceu a eleição para a nova diretoria do Sintietfal. Com recorde de votos, a gestão 2022-2025 terá Yuri Buarque, como presidente, e Elaine Lima, como vice-presidenta.
A eleição foi realizada nesta quarta-feira, dia 4 de maio, das 9h às 19h, de forma virtual, permitindo que os/as sindicalizados/as tanto efetuassem seus votos através de seus dispositivos móveis quanto do ponto de apoio presencial no campus Maceió.
“Tivemos uma votação bastante expressiva! O total de 334 votantes supera os números das duas últimas eleições. E o resultado representa uma aprovação maior que 97,5%! Isso confirma o clima que já sentíamos a cada visita de campanha, no acolhimento recebido em cada unidade do IFAL. Indica que estamos no rumo certo, mas que sempre há o que melhorar. Parabéns a cada um e a cada uma desta chapa, bem assim a cada apoiador/a que também contribuiu de forma decisiva para esse resultado! ”, disse Yuri Buarque.
Foram 334 votantes nesta eleição, equivalente a 35% dos/as filiados/as. A chapa 1 recebeu 326, 4 votaram em branco e 4 votos nulos. A apuração foi realizada às 19h10 pela Comissão Eleitoral, confirmando a chapa única como vencedora da eleição.
Confira a ata de votação e apuração.
“Apesar das dificuldades, como reforma da Sede do Sintietfal, pandemia, entre outras, todo o processo ocorreu de forma tranquila e ágil. Um pouco mais de 1/3 dos eleitores votaram nessas eleições, no dia e horário da votação, seja virtualmente ou presencialmente, todos que buscaram ajuda foram atendidos”, declarou Rony Bezerra, Presidente da Comissão Eleitoral.
A posse da gestão 2022-2025 está marcada para o dia 10 de maio. Antes, de acordo com o regimento eleitoral, há prazo para recursos (05/05), análise dos recursos (06/05) e a homologação do resultado (09/05).
Chapa Única
A chapa “Faz escuro, mas eu luto: porque a manhã chegará” possui 18 membros/as na Direção Executiva e 41 nas diretorias municipais, com representação em todos os campi fora da capital. A nova gestão contará com o técnico-administrativo do campus Satuba na presidência, Yuri Buarque, em representação à luta para inclusão de TAEs na diretoria executiva, e a docente de filosofia do campus Maceió na vice-presidência, Elaine Lima. Representando, pela segunda vez, a importância da posse de cargos diretivos por mulheres.
Confira a composição da nova direção
A nova gestão pretende consolidar a luta em defesa da educação pública e de todos os serviços públicos, constantemente ameaçados pelas políticas do governo Bolsonaro. Como citado Elaine Lima “O desafio que se apresenta para os próximos anos é a defesa do serviço públicos principalmente o da educação pública. Essa será a prioridade da nova gestão. Agradeço a todos e todas que contribuíram para que essa chapa levasse adiante essa e outras pautas, confiando seus votos. Estamos na luta! ”.
Dentre as propostas, a chapa eleita confirma a continuidade e ampliação da luta em defesa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; a defesa do ensino médio integrado; a liberdade ideológica dentro das escolas; a defesa das carreiras EBTT e PCCTAE; a luta pela flexibilização da jornada de trabalho dos/as TAEs; pelas políticas públicas de assistência estudantil; em defesa dos povos negros e indígenas; contra todas as formas de machismo, capacitismo, LGBTQIA+fobia, racismo; dentre outras.
Sílvia Regina Silva Mota
5 de maio de 2022 em 17:33Os servidores do IFAL não poderiam estar melhor representados pelos próximos três anos! A nova gestão do sindicato, sob a presidência do Yuri e da Elaine, representará união e força na luta dos servidores pelos direitos e pela garantia da educação e do serviço públicos e de qualidade. Essa dupla fortalecerá o elo entre Técnicos Administrativos e Docentes que corrobora o Sintietfal como um sindicato de toda a categoria. Parabéns a todos da nova gestão!
Salete Oliveira
6 de maio de 2022 em 18:21Parabéns a todos que fazem a nova diretoria. Desejo muito sucesso nessa nova caminhada.