9 de junho: Hoje tem manifestação contra os cortes de verbas da educação

Hoje, dia 9 de junho, estudantes, professores e técnico-administrativos em educação tomarão as ruas das principais cidades brasileiras num Dia Nacional de Atos Contra os Cortes de Verbas na Educação. Em Alagoas, a manifestação está marcada para às 14 horas, na Praça dos Martírios.

A mobilização foi convocada de forma imediata após os cortes de R$ 3,2 bilhões do orçamento do MEC pela Federação dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e foi acompanhada pelos sindicatos nacionais da educação, como o Sinasefe, Andes e Fasubra.

Logo após a marcação do ato e de pressão do Conif, metade do valor foi desbloqueado. Mesmo assim, a manifestação busca a reversão total dos cortes, mais investimentos para a educação e o arquivamento da PEC 206, que autoriza a cobrança de mensalidade no ensino superior nas universidades e institutos federais.

“Hoje é dia de irmos às ruas, seguindo o exemplo de 2019, quando o ‘Tsunami da Educação’ conseguiu arrancar do governo os 30% de recursos das Instituições Federais de Ensino (IFEs) que foram cortados naquele momento pelo governo Bolsonaro. Além disso, estamos com os salários congelados desde 2017 e temos o menor orçamento dos últimos 10 anos. Só isso já seria motivo suficiente de fazer greve, ir às ruas e lutar”, disse Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.

O Sintietfal convoca a sociedade alagoana para estar nas ruas em defesa da Educação Pública e contra a tentativa de Bolsonaro e Paulo Guedes de retirar recursos e inviabilizar o funcionamento das IFEs para 2022.

Agenda

Nesta sexta-feira, dia 10 de junho, será realizada nossa Assembleia Geral Extraordinária para debater os rumos da greve do Ifal e a luta por recomposição salarial.  No próximo dia 14 de junho, Brasília será ocupada por estudantes e servidores/as públicos com uma grande marcha pela educação pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *