Estudantes tomam as ruas em protesto contra os cortes de verbas na educação

Sintietfal se fez presente no ato realizado no centro de Maceió

Nesta quinta-feira, 9 de junho, estudantes e servidores/as da educação de todo o país tomaram as ruas em protesto ao corte expressivo de verbas na educação, ciência e tecnologia e pelo arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição 206 que autoriza cobrança de mensalidade nas Universidades e Institutos Federais. Em Alagoas, a manifestação teve concentração na Praça dos Martírios e seguiu em passeata até o campus Maceió do Ifal.

O Dia Nacional de Luta Contra os Cortes de Verbas na Educação fez parte da agenda de lutas em defesa do ensino público federal e foi convocado pela Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e tem tido o apoio de entidades sindicais e movimentos sociais. Em Maceió, a mobilização contou com a força dos/as estudantes do Ifal, por meio das caravanas dos grêmios estudantis e com os/as estudantes da Ufal, organizados pelo DCE.

“Os/as estudantes se mostraram mais uma vez atentos/as aos ataques desse governo inimigo da educação e deixaram bem claro que não permitirão a continuidade dos cortes e que haverá luta! Nós fomos e continuaremos indo para as ruas em defesa da educação”, declarou Peterson Couto, aluno do Instituto Federal de Alagoas e diretor de grêmios da Fenet.

Mesmo após a realização da mobilização contra os cortes na educação, o Governo Federal anunciou, ainda na quinta-feira, 9 de maio, o remanejamento de 3,6% da verba já bloqueada, para outras pastas do Estado.

“São graves os efeitos dos cortes no MEC e no Ministério da Ciência e Tecnologia. Resulta na impossibilidade de manter as assistências estudantis, de proporcionar o ambiente adequado para o aprendizado, de fomentar a pesquisa através das bolsas, até mesmo de custear a manutenção das unidades de ensino entre outros. Trata-se, evidentemente, do projeto de sucateamento das instituições, para implantar a privatização e a elitização na educação brasileira. E contra isso lutaremos, não iremos permitir que esse esquema se concretize”, reiterou Elaine Lima, docente de filosofia do Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió e vice-presidenta do Sintietfal.

Em continuidade à agenda de mobilização, estudantes, professores/as e técnicos/as administrativos/as em educação de todo o país ocuparão as ruas de Brasília no próximo dia 14 de junho. Um ônibus com estudantes de Alagoas deve compor a marcha pela educação pública e contra os projetos de desmonte do governo Bolsonaro.

Confira as imagens do ato: 

9J: Dia Nacional de Atos Contra os Cortes de Verbas na Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *