Livro “Rasgando a Cortina de Silêncios” expõe crimes da mineradora Braskem em Maceió

Há meio século parte importante da história de Alagoas e de Maceió esteve submersa sob cerrada camada de tergiversações para ocultar negociatas, erros técnicos, anomias e prevaricações ao longo da exploração da principal riqueza mineral do estado: o sal-gema.

As versões que o cidadão de Alagoas conhece sobre a exploração do minério em Maceió têm como foco encobrir ou relativizar problemas graves, como a ameaça potencial à vida e à saúde de centena de milhares de pessoas que vivem, trabalham ou estudam no perímetro da planta industrial da Braskem no Pontal da Barra. Ou criar narrativas milimetricamente esculpidas para edulcorar fatos graves como o megadesastre que dizimou grande parte da região Noroeste de Maceió. A mineradora e as autoridades desde sempre “controlaram” a informação quando o tema é a exploração do sal-gema.

Agora não mais.

O livro “Rasgando a Cortina de Silêncios” – o lado B da exploração do sal-gema de Maceió, faz uma abrangente análise técnica e crítica sobre os bastidores dessa mineração predatória, denuncia falhas, omissões e condutas espúrias de autoridades em todos os níveis, mas também – e este é outro grande mérito do livro – apresenta alternativas para se “fazer, do limão travoso da Braskem, uma bela e doce limonada” ao propor soluções urbanísticas que, se forem implementadas, mudarão a cara de Maceió.

O livro é um esforço conjunto de profissionais de diversas áreas do conhecimento, liderado pelo economista Elias Fragoso (organizador da coletânea), tendo como coautores o engenheiro civil Abel Galindo, o advogado Cláudio Vieira, o sociólogo Edson Bezerra, a arquiteta e urbanista Isadora Padilha e o cientista ambiental José Geraldo Marques, que esmiúçam como aquela que poderia ter sido a principal operação econômica do estado se transformou no maior desastre socioambiental urbano em curso no planeta e num enorme fiasco econômico e social para Alagoas.

Obra imperdível para estudiosos do tema, técnicos em geral, docentes e universitários de todas as áreas e todos que queiram entender o que aconteceu nas crateras subterrâneas do poder da insidiosa exploração da maior riqueza mineral de Alagoas. E excelente oportunidade para se conhecer verdades até então enterradas sob espessas camadas de dissimulações, que findaram por levar Maceió e sua população aos trágicos dias atuais de desassossego e infâmias.

O livro pode ser adquirido com preço promocional, forma encontrada pelos autores para financiar os seus custos de produção, divulgação e lançamento, assegurar a independência de suas opiniões e premiar o leitor com informações qualificadas sobre tema tão extensamente importante para Maceió.

Pré-vendas abertas até o dia 20, com preço promocional de R$ 60,00 (15% menor em relação às livrarias). Compre agora via Pix: 034.824.434-75 e receba no dia do lançamento.

 

Livro “Rasgando a Cortina de Silêncios”

Lançamento e noite de autógrafos: 21/06/2022

Hora: 19 horas

Local: Parque Shopping Maceió, terceiro piso (elevador próximo da Ri Happy)

Dúvidas e contato: (82)  98231-1112

 

Por Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *