Ministério da Economia frustra servidores/as e não garante reajuste salarial para 2023

Em reunião com representantes do Ministério da Economia, nesta terça-feira, 23 de agosto, o Fórum das Entidades Nacionais dos/as Servidores/as Públicos/as Federais (Fonasefe) recebeu a notícia amarga de que o Governo Federal não tem proposta de recomposição salarial para o funcionalismo público no orçamento de 2023.

A sete dias do fim do prazo para envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) ao Congresso Nacional, o governo disse não saber a quantidade de recursos que será destinada para reajuste dos/as servidores/as. Para o coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, os representantes do Ministério foram desrespeitosos com as entidades sindicais.

“Basta! Não dá mais pra acreditar nesse governo. A nossa tarefa agora é não mais conversar com o governo, mas entrar dentro do congresso e denunciar à sociedade brasileira o que esse governo fez com o serviço público e com os servidores”, afirma o dirigente sindical após a reunião no Ministério da Economia.

Em nota oficial, o Fonasefe mostrou repúdio pela forma que o governo opera. “O governo Bolsonaro prefere falar pela grande imprensa, desrespeitando as representações sindicais e não cumprindo seu dever de Estado de negociar com as representações das categorias de servidores e servidoras. Foram quatro anos de tentativas frustradas de negociação com o governo Bolsonaro, que nunca respondeu às reivindicações do funcionalismo federal”, afirma o documento.

O Fórum deixou claro que suas entidades não deixarão de lutar pelo serviço público e pela garantia dos recursos necessários para a recomposição salarial em 2023.

“Nossa tarefa em defesa do serviço público e dos servidores e servidoras passa pela derrota desse governo, que não negociou com as categorias, não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial e desrespeita as entidades classistas do funcionalismo federal. Portanto, é preciso que servidores e servidoras fortaleçam a luta”, completou a nota explicando que, a partir do dia 1º de setembro, a atuação pelo reajuste será junto aos parlamentares do Congresso Nacional.

+++ Confira a nota publicada pelo Fonasefe na integra

Na próxima semana, a partir do dia 29, essa pressão irá se traduzir em Brasília, com mobilizações em defesa dos Serviços Públicos e contra o governo Bolsonaro, que foi o único, em 20 anos, a não conceder reajuste salarial aos servidores/as federais.

+++ Jornada de luta em defesa dos serviços e dos/as servidores/as públicos começa 29 de agosto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *