Com 60 milhões de votos, Lula é eleito novo presidente do Brasil

Bolsonaro foi o único presidente a não conseguir se reeleger

(foto: Ricardo Stuckert)

O candidato Lula (PT) venceu o segundo turno das eleições, neste domingo, dia 30 de outubro, e foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez.

Lula teve 60.345.999 votos (50,9% dos votos válidos), 2,1 milhões a mais do que candidato derrotado e superou seu próprio recorde. Em 2006, Lula teve 58.295.042, a maior votação até então registrada na história do Brasil.

Após a confirmação da vitória, antes de partir para a comemoração na Avenida Paulista, o presidente eleito fez um discurso dizendo que vai governar para todos/as os/as brasileiros/as e que “não existem dois Brasis”.

“Meus amigos e minhas amigas. A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação”, afirmou Lula.

Lula também defendeu a paz e a democracia. “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa, inclusive, restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil”, completou.

“Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver em um país dividido, em permanente estado de guerra”, argumentou. “É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida”.

Sobre seu futuro governo, po presidente eleito disse que a prioridade número 1 é combater a fome e criar condições para que todos os brasileiros tenham acesso a, ao menos, três refeições por dia.

“Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário. Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias”.

Enquanto o petista é o primeiro brasileiro a ser eleito três vezes presidente pelo voto direto (2002, 2006 e 2022), Bolsonaro é o primeiro presidente a perder uma reeleição no exercício do mandato.

Alagoas

Em Alagoas, o resultado da disputa presidencial teve ampla vantagem para o ex-presidente Lula, com 58,68%. Bolsonaro teve apenas 41,32% dos votos. A abstenção chegou a 23,25% dos eleitores do Estado.

Vários/as eleitores/as reclamaram do uso político da Polícia Rodoviária Federal para dificultar o voto no Nordeste. De acordo com dados da PRF, que foram obtidos pela Folha de S. Paulo, das 514 ações de fiscalização em transportes públicos, 82 delas aconteceram em Alagoas.

Governador

Para governador, o candidato a reeleição Paulo Dantas (MDB), apoiado por Lula, teve 834.278 votos (52,33%) contra 759.984 (47,67%) do candidato Rodrigo Cunha (União Brasil). Após vitória, Paulo Dantas comemorou nas ruas de Jaraguá e em carreata pela orla de Maceió, sua vitória e de Lula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *