Sintietfal convoca Assembleia Geral para debater conjuntura nacional e luta pela educação

O Sintietfal convoca todos/as os/as servidores/as do Ifal para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na próxima quinta-feira, 13 de outubro, às 13h30, de forma híbrida: presencialmente no Campus Maceió e virtualmente através do google meet. Para participar remotamente, inscreva-se aqui.

A AGE terá como pauta única “Conjuntura Nacional: ataques do governo e o cenário político e eleitoral” e definirá a posição do Sintietfal neste segundo turno. Como a atividade será realizada horas antes da visita de Lula em Alagoas, o sindicato pede para aqueles/as que forem favoráveis ao apoio ao ex-presidente, que participem da Assembleia vestindo roupa vermelha, e depois se dirijam, em comitiva, ao ato público no final da tarde. Caso a base se posicione contrária, a diretoria do sindicato informa que respeitará a decisão da maioria presente.

A realização da Assembleia foi motivada após o Governo Bolsonaro tentar tirar mais R$ 1 bilhão do MEC em pleno período eleitoral. Após pressão estudantil e da sociedade, o recurso confiscado foi devolvido. Entretanto, outro R$ 1,4 bilhão, cortado em maio, ainda segue bloqueado.

Para o Sintietfal, se Bolsonaro tomou a decisão de corte na Educação em plena campanha eleitoral o que será dos Institutos e Universidades caso seja reeleito? “Precisamos nos manter vigilantes, atentos. Bolsonaro é o inimigo número um da educação. A nossa tarefa central nesse momento é trabalhar intensamente para o derrotar na rua e nas urnas.”, afirma Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.

Confira o vídeo