1.341 mulheres foram vítimas de feminicídio no último ano

25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o Brasil ainda enfrenta a vergonhosa marca de ser o 5º país no ranking mundial de feminicídios. Em 2021, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 1.341 mulheres vítimas da violência de gênero. As mulheres negras representam 62% do total.

O número de vítimas é idêntico ao de 2020, quando 1.354 mulheres foram assassinadas. Já em relação aos assédios e importunação sexual, houve um crescimento de 6,6% e 17,8%, respectivamente.

Também segundo o estudo, entre 2020 e 2021, houve um acréscimo de 23 mil novas chamadas de emergência para o número 190 das polícias militares solicitando atendimento para casos de violência doméstica.

No Brasil, são classificadas como crimes todos os tipos de violência: físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais (Art. 7º da Lei nº 11.340). Para denunciar, existe uma Central especializada em Atendimento à Mulher através do número 180. O canal oferece amparo às mulheres vítimas de violência. A ligação é gratuita.

Sobre a data

O 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas em 1960 pela ditadura de Rafael Leónidas Trujillo (República Dominicana).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *