Sintietfal se reúne com representantes da CPPD para debater minuta de progressão docente

O Sintietfal se reuniu com representantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para apresentar sugestões de melhorias da minuta de progressão docente. As propostas de alteração de texto serão levadas para discussão junto aos/às demais membros/as da comissão e, em seguida, toda a minuta será apreciada pelo Conselho Superior do Ifal.

Foram duas reuniões entre o sindicato e a comissão, sendo a última, no dia 11 de novembro, com a presença de Elaine Lima e Ednilson Matias, pelo Sintietfal, e Givaldo Oliveira e Ana Porto, pela CPPD. Antes, no dia 19 de outubro, a reunião foi híbrida e contou com a presença dos dirigentes sindicais Yuri Buarque, Elaine Lima, Ana Lady, Anny Barros.

Dentre os apontamentos, está a solicitação para que os/as docentes/as fossem também avaliados/as semestralmente pelos/as discentes dos cursos em que ministram aulas; que permaneça a pontuação total em 70 pontos, excluindo a exigência de pontuação mínima em cada um dos 5 fatores; que os processos continuem sendo abertos pela CPPD, ao invés de transferir a competência aos/às docentes; e que fosse aberta, na página da CPPD, uma área para sugestões dos/as próprios/as docentes.

Para a Vice-Presidenta do Sintietfal, Elaine Lima, “a progressão docente é um importante instrumento de valorização da carreira docente. Nesse sentido, é fundamental construir um documento que impulsione e valorize a atuação do(a) professor(a). Por isso, o Sintietfal está se debruçando sobre essa matéria e debatendo ativamente com CPPD sobre esse tema.”, esclarece a professora.

Essas sugestões buscam alterar as normas e procedimentos para o processo de progressão e avaliação dos docentes integrantes do Plano da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no âmbito do Instituto Federal de Alagoas. A norma foi instituída na Resolução nº 77/2022, de 6 de junho, e revogada pela Resolução nº 83/2022, em 30 de junho. Atualmente, um novo regulamento da progressão docente no Ifal está sendo debatido na CPPD para ser aprovado pelo Consup.

Um Comentário em “Sintietfal se reúne com representantes da CPPD para debater minuta de progressão docente

Alan Moura
17 de novembro de 2022 em 14:37

Confio plenamente na atuação do sintietfal. Não consigo entender como professores propõem documentos que prejudicam professores. Que estes “colegas” sejam retirados de posições de representação de classe.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *