Visita à Serra da Barriga marca Dia da Consciência Negra

Servidores/as e estudantes participaram de programação no Parque Memorial Quilombo dos Palmares

O Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, foi marcado por uma programação repleta de atividades no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, envolvendo milhares de pessoas. Engajado na temática, o Sintietfal promoveu uma caravana, levando estudantes e membros da sua base, à Serra da Barriga.

Entre músicas, danças, apresentações e diversas formas de conexão com a cultura afro, a visita foi, acima de tudo, uma forma de aprendizado sobre a ancestralidade negra. A agenda de celebrações acontece anualmente na localidade.

Conforme Anny Barros, secretária do Sintietfal, “o Dia da Consciência Negra é celebrado no estado de Alagoas de diferentes formas, dentre elas com a visita à Serra da Barriga e ao Parque Memorial Zumbi dos Palmares, em União dos Palmares. Centenas de pessoas sobem a Serra: maior símbolo da resistência e liberdade negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares era refúgio para os povos escravizados no século XVII”, explica.

A visita foi possível graças a liberação do micro-ônibus do campus Maceió. O Sintietfal agradece imensamente ao diretor Damião Augusto pela colaboração e valoração do estudo e celebração da cultura negra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *