2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas do Sinasefe tem programação definida

Evento será realizado de 22 a 26 de março em Maceió

A Comissão Organizadora do 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas do Sinasefe divulgou a programação do evento que será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.

Com o tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”, o ENNIQ conta com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, debates em grupos de trabalho e um dia de atividade de campo no Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e na Reserva Indígena Mata da Cafurna.

Confira a programação completa ao final

Representando o Sintietfal, compõem a Comissão Organizadora Elaine Lima, Richard Plácido, Camila Dornelles, Cosme Rogério e Jaqueline Lima. Já na Comissão Local de Organização, além dos/as servidores já mencionados, participam Yuri Buarque, Anny Barros, Arthur Barbosa e Judivan Lopes. Caso tenha interesse em compor a Comissão Local de Organização, entrar em contato com o Sintietfal.

“Esse evento representa um compromisso do sindicato nacional e local de enfrentar  o racismo e promover um debate amplo e aberto sobre uma educação Inclusiva.  Os servidores e servidoras interessados em participar da organização desse evento serão muito bem vindo(a)s”, afirmou Elaine Lima, dirigente sindical anfitriã do encontro.

Inscrições

Os/as participantes do Encontro precisam ser escolhidos/as em assembleias de base. As seções sindicais tem até o dia 16 de fevereiro para eleger seus/suas sindicalizados/as, tendo no mínimo 60% de pessoas negras, indígenas e/ou quilombolas do SINASEFE. O Sintietfal tem reunião marcada para o dia 28 de janeiro, quando deve definir a data da Assembleia em Alagoas.

No ato da inscrição, os/as presentes devem escolher o destino da visita de campo: ou ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, ou à Reserva Indígena Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios. Além disso, devem sinalizar seus hábitos alimentares, se levará criança ao evento e se necessita de algum suporte, caso pessoa com deficiência.

Para a criançada, haverá o Sinasefinho, espaço voltado a crianças de zero a 12 anos com programação específica simultânea ao 2º ENNIQ.

+++ Sinasefinho no 2º ENNIQ

Sobre o ENNIQ

O ENNIQ é um encontro recente do sindicato, tendo sua primeira edição realizada de forma online, em 03/10/2020, por iniciativa da Coordenação de Combate às Opressões. Relembre aqui como foi a 1ª edição do Encontro, que à época se chamava Encontro de Negras, Negros e Indígenas (ENNI).

 

Programação Completa

22/03/23 – Quarta-feira
• 09h às 18h – Credenciamento
• 10h às 17h – Oficinas
• 19h às 22h – Conferência de abertura – Enquanto houver racismo, não há democracia: a luta por direitos de Negres, Indígenas e quilombolas no Brasil.
23/03/23 – Quinta-feira
• 09h às 12h – Aquilombar-se e aldear-se é preciso: em defesa das identidades e territorialidades no Brasil.
• 14h às 16h – 10 anos das cotas raciais: em defesa das ações afirmativas e o (não) lugar do SINASEFE.
• 16h às 18h – A arte como resistência étnica: linguagens e expressões em movimento de resistência no Brasil.
• 19h às 22h – Contra o racismo religioso: pela liberdade dos cultos das religiões de matrizes africanas e cosmologias indígenas.
24/03/23 – Sexta-feira
• 07h – Viagem para o Parque Memorial do Quilombo dos Palmares
• 07h – Viagem para a Aldeia Mata da Cafurna
25/03/23 – Sábado
• 09h às 12h – Práticas antirracistas na Rede Federal: o papel dos Neabs, Neabis e grupos correlatos no combate aos racismos.
• 14h às 18h – Grupos de Trabalho (GTs)
• GT1 – Interseccionalidades, gênero, raça, classe e etnia: e a luta dos povos por um Brasil antirracista;
• GT2 – Políticas e ações afirmativas: 10 anos da lei de cotas, 20 anos da Lei n° 10.639/03, Lei nº 11.645/08 e a educação antirracista no Brasil;
• GT3- Necropolítica e etnocídio: povos periféricos e a luta pelo direito à vida;
• GT4: Política e poder: o papel do sindicato na luta antirracista e na Rede Federal de Educação.
• 20h30 – Confraternização
26/03/23 – Domingo
• 09h às 12h30 – Plenária final e Encerramento

 

Com informações: Sinasefe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *