Assembleia: Servidores/as do Ifal aprovam proposta de reajuste salarial emergencial de 9%

Categoria entendeu que deve aceitar valor em 2023 e já iniciar a luta por um reajuste maior em 2024

Os/as servidores/as do Ifal aprovaram, de forma unânime, a proposta do governo federal de 9% de reajuste salarial e de 43,6% no auxílio-alimentação, passando de R$ 458 para R$ 658, a partir do mês de maio.

A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta sexta-feira, dia 17 de março, a partir das 9 horas, de forma híbrida: no auditório Jarede Viana, na sede do Sintietfal; e virtualmente pelo google meet.

“Nossa categoria foi unânime em compreender que já havíamos chegado ao limite dessa negociação de reajuste emergencial. Por isso, aprovamos posição favorável à assinatura do acordo e à defesa do início imediato da campanha salarial 2024, que precisa contemplar, além da pauta salarial, as reivindicações históricas da categoria, como data-base, reestruturação das carreiras e revogação das medidas prejudiciais aos serviços e aos/às servidores/as públicos/as”, afirmou Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.

Para a categoria, a proposta não é o ideal diante das enormes perdas salariais, mas representa o possível para este ano. “Concordo que não é a melhor proposta, mas é um governo de coalizão e já percebemos que esse é o limite para este ano. Se batermos o pé, podemos atrasar o reajuste e até ficar sem nada ao invés de aceitar logo os 9%. Mas temos que nos preparar já para a campanha do ano que vem e isso depende de nós, da nossa presença. Eu faço minha autocrítica porque é preciso a gente estar presencialmente nas próximas assembleias e não ficar apenas participando on-line”, disse o servidor Edson Moreno.

+++ Reajuste salarial: Governo formaliza proposta de 9% e Fonasefe remete decisão sobre acordo para as Assembleias de base

Com o referendum das bases sindicais, o Sinasefe e demais sindicatos nacionais devem celebrar nos próximos dias o acordo da campanha salarial 2023 e cobrar do governo sua imediata implantação.

Segundo documento enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, após o aceite das categorias, será enviado ao Congresso Nacional um Projeto de Lei (PLN) com o objetivo de assegurar o reajuste dos vencimentos dos/as servidores/as públicos/as do Executivo Federal.  Confira aqui o documento do governo.

“Temos que nos manter mobilizados e cobrando do governo para que ele de fato se empenhe em aprovar nosso reajuste no congresso com urgência para ser implantado, de fato, a partir de 1º de maio”, completou o presidente do Sintietfal.

Além das luta por melhorias salariais, a jornalista Acássia Deliê enfatizou a importância de lutar pela revogação das medidas antisserviço público impostas pelo governo Bolsonaro. “Gostaria de parabenizar a atuação do sindicato e pedir o engajamento pela revogação do Decreto 10.185 [de dezembro de 2019], que trata da extinção de vários cargos e proibição de concursos”, afirmou a servidora. O referido decreto proibiu a abertura de concursos para jornalista, relações públicas, publicitário/a, tradutor e intérprete de libras, entre outras profissões.

Dentre outras maldades, o Sintietfal reafirmou a importância de manter a cobrança pela revogação do Decreto 10.620/21, que transferiu os/as aposentados/as e pensionista do Ifal para o INSS, e de lutar por melhorias nas carreiras TAEs e Docentes, a partir das mesas de negociação setorial.

GTs Carreira

A Assembleia Geral também aprovou a data para a realização da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Carreira dos/as Técnico-Administrativos/as em Educação para o dia 29 de março, às 14 horas, no Sintietfal, assim como a criação do GT carreira Docente, cujo primeiro encontro ainda terá sua data definida.

+++ CND encaminha proposta sobre Carreira Docente para debate nas seções sindicais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *