Entidades convocam ato pela revogação da Reforma do Ensino Médio em Alagoas

Manifestação está marcada para o dia 15 de março em todo o Brasil

O “Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio” está marcado para a próxima terça-feira, dia 15 de março. Em todo o Brasil, movimento sindical da educação e estudantil irão juntos às ruas pressionar o governo Lula para reverter os retrocessos impostos à educação brasileira.

Em Maceió, a mobilização será realizada às 11 horas em frente ao Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA), na Avenida Fernandes Lima.

“É preciso tomarmos as ruas em protesto ao desmonte educacional. Nossa defesa não pode ser apenas por mudanças pontuais, a Reforma do Ensino médio precisa ser revogada imediatamente”, disse a professora Ana Lady, diretora de comunicação do Sintietfal.

Diante da convocação de protestos em todo o Brasil, o Ministro da Educação, Camilo Santana, na última quarta-feira, dia 8 de março, através da portaria nº 399, instituiu uma consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio.

A medida terá o prazo de 90 dias e será implantada através de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisa com estudantes, professores/as e gestoras. A consulta será coordenada pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase).

De acordo com a dirigente sindical, a consulta protela uma decisão urgente que o governo precisa tomar. “A consulta pública lançada pelo MEC é desnecessária e não serve para discutir os rumos da nossa educação. Essa reforma é imoral e afeta toda a rede pública em benefício apenas de grandes empresários”, completou Ana Lady.

A dirigente sindical lembrou ainda que a reforma do ensino médio foi feita de forma arbitrária e sem uma profunda discussão com a comunidade acadêmica, não considerando os problemas reais da educação.

“A reforma do Ensino médio, além de ser uma herança golpista do governo Temer, ela escamoteia o sucateamento da educação e nega o direito ao conhecimento, principalmente aos jovens da classe trabalhadora, que serão os maiores afetados. Revoga já!”, concluiu.

O ato em Maceió está sendo convocado pelo Sintietfal, Sinteal, Fenet, DCE-Ufal e Centros Acadêmicos e deve contar também com a participação de alunos e professores do Programa de Iniciação à Docência (PIBIDs) e Programa de Residência Pedagógica (PRPs) nas licenciaturas.

Participe do abaixo-assinado virtual: revoganovoensinomedio.com.br

Um Comentário em “Entidades convocam ato pela revogação da Reforma do Ensino Médio em Alagoas

Ângela souza Sales
10 de março de 2023 em 14:43

Revoga

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *