Governo não apresenta proposta de reajuste e adia mesa de negociação
Os sindicatos que representam os/as servidores/as públicos/as federais receberam, com pesar, o comunicado de cancelamento da terceira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, programada para esta terça-feira, dia 7 de março.
Segundo o governo, ainda está sendo avaliada, por parte da equipe econômica, uma contraproposta às reivindicações do Fonasefe e do Fonacate. Lamentavelmente, não foi apresentada uma nova data para a reunião.
“Vamos apostar na possibilidade de que o governo está se movimentando para apresentar um índice mais decente para os trabalhadores que têm sete anos de congelamento salarial e que num momento tão difícil sustentou esse país na mão. Servidores/as públicos/as merecem respeito”, disse David Lobão, coordenador geral do Sinasefe.
A reunião da mesa de negociação na terça-feira e a apresentação de uma nova proposta de reajuste na sexta-feira, dia 3, tinha sido um compromisso assumido pelo Governo Federal, no dia 28 de março.
“O cancelamento da reunião de hoje e o consequente atraso no processo de negociação gera um descontentamento por parte dos/as servidores/as federais que estão há sete anos lutando por valorização. Não podemos criar um clima de que está tudo certo e é só esperar pelo governo. Ao contrário, temos que nos mobilizar, lotar assembleias e fazer mobilizações por nosso reajuste e por nossa carreira”, disse Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.
179ª Plena do Sinasefe
O Sinasefe, em sua 179ª Plenária Nacional realizada no dia 3 de março de 2023, definiu rejeitar a proposta inicial do governo Lula de reajuste salarial de 7,8% e de R$ 200 no auxílio alimentação.
Para quase a unanimidade dos/as 63 delegados/as presentes, representando 44 seções sindicais, o sindicato nacional defenderá na próxima mesa de negociação “o melhor índice possível”.
O sindicato defenderá também: 1. Exigência da reabertura das mesas setoriais; 2. Reconhecimento das perdas salariais de julho 2010; 3. Revogação das medidas contra os/as servidores/as, como a Portaria 10.723; e 4. Equiparação dos auxílios dos servidores do Executivo com os de servidores de outros poderes.
Pelo Sintietfal, participaram da 179ª Plena o diretor sindical, Arthur dos Anjos, e a aposentada Silvia Regina.
Petrônio Melo
7 de março de 2023 em 13:03# Queremos um ESTPE para 5%
# três aumentos: 10% para 2023, 10% para 2024, 10% para 2025, e 10% para 2026.