Nota de repúdio: Sintietfal defende a reintegração imediata do sindicalista Victor Bello

O Sintietfal repudia com veemência a atitude da criminosa empresa destruidora de Maceió, Braskem, que no dia 13 de fevereiro demitiu o dirigente sindical Victor Bello, atualmente membro do conselho fiscal do Sindipetro AL/SE.

Valder Nelson Victor de Moraes Bello é trabalhador químico há mais de 46 anos e atuava na Unidade de Cloro e Soda, localizada no bairro do Pontal, em Maceió. Fundador da Associação dos Trabalhadores da Salgema, entidade que depois se tornou Sindiquímica, Bello foi um dos grandes responsáveis pela unificação dos Sindicato do Petroleiros e Sindicato dos Químicos de Alagoas e Sergipe.

Sua trajetória de luta confunde-se com a própria história do Sindipetro e da luta dos trabalhadores/as. Durante mais de três décadas na empresa, foi diretor sindical por vários mandatos, membro da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)  em várias gestões, esteve à frente de mobilizações contra a privatização da antiga Salgema, o combate à insegurança nas unidades e pelo banimento do amianto nas operações da fábrica, por ser um produto altamente cancerígeno.

A perseguição do grupo Odebrecht, controlador da Braskem, a sindicalistas não é nova. Em 1997, a empresa demitiu 10 dirigentes sindicais do antigo Sindiquímida. Hoje, novamente, acha-se acima da lei, destrói a vida de mais de 60 mil pessoas, cinco bairros de Maceió, e ainda persegue trabalhadores/as.

O Sintietfal repudia a demissão do companheiro Victor Bello e exige sua imediata reintegração. Lutaremos, ao lado do Sindipetro AL/SE e de toda população de Maceió, contra todos os crimes da Braskem. Chega de impunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *