27 de março de 2023

Saiba como declarar o imposto de renda de servidores/as aposentados/as e da ativa do Ifal

Fonte: Receita Federal/Gov.br

A Declaração Anual de Imposto de Renda é obrigatória para servidores/as públicos/as federais e precisa ser feita até o dia 31 de maio.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os comprovantes de rendimentos estão disponíveis no site e aplicativo do sougov.br, tanto para servidores/as públicos/as aposentados e pensionistas quanto da ativa.

Em decorrência da lei nº 10.620, que centralizou aposentadorias e pensões no INSS, o inconveniente este ano será a necessidade de emissão de dois informes de rendimentos para os/as servidores/as inativos/as: selecionando os vínculos com o IFAL e posteriormente com o INSS.

Plano de saúde

Para a utilização da dedução legal de imposto de renda com referência aos gastos com plano de saúde, a G2C Administradora informou que foram enviados os demonstrativos do convênio para os e-mails cadastrados pelos/as beneficiários/as. Comunicou também que os mesmos estão disponíveis no site, aplicativo da g2c, ou podem ser solicitados pelo e-mail atendimento.al@g2cadministradora.com.br.

Como Fazer a declaração:
1. Baixe o comprovante de rendimentos através do site ou aplicativo sougov. No caso dos/as servidores/as da aposentados/as, além da renda do Ifal adicionar os rendimentos pagos pelo INSS (Decreto 10.620)
2. Tenha em mãos os comprovantes de pagamentos para deduções legais com plano de saúde, pagamentos escolares, pensões, previdência privada e doações.
3. Escolha a plataforma por onde será declarado seu Imposto de Renda: Site da Receita (declaração online), baixar software de computador ou aplicativa para smartphones e tablets
4. Inicie uma nova declaração, escolhendo entre: pré-preenchida, com base na anterior ou em branco.
5. Preencha todos os campos, escolha entre descontos legais ou simplificado e confera os resultados e as pendências antes de enviar.

+++ Saiba mais em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda 

27 de março de 2023

Um Comentário em “Saiba como declarar o imposto de renda de servidores/as aposentados/as e da ativa do Ifal

Sílvia Regina Silva Mota
28 de março de 2023 em 11:20

Para extrair os comprovantes de rendimentos para IRPF pelo SouGov.br, devemos clicar em “Órgão – Uorg – Matrícula”, que imediatamente o sistema apresenta todos os vínculos que temos, inclusive o “IFAL – Vínculo Excluído”, exclusão graças ao pronto atendimento da reitoria do Instituto ao decreto do ex-presidente. Só temos os aposentados a agradecer a tanta vassalagem!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *