25 de março de 2023

Servidores/as Federais e governo celebram acordo de 9% de reajuste salarial

Foto: Luis Fortes/MEC

As entidades representativas dos/as servidores/as públicos/as federais e o governo Lula assinaram, nesta sexta-feira, dia 24 de março, o Termo de Acordo n° 1/2023, que trata do reajuste salarial. Na solenidade, o Sinasefe foi o signatário dos/as docentes e TAEs da rede federal de educação básica, profissional e tecnológica.

O documento prevê reajuste emergencial de 9% nos salários e gratificações e 43,6% no auxílio-alimentação, passando de R$ 458 para R$ 658, com vigência a partir do mês de maio. Além dessas questões, o acordo prevê a instalação de mesas setoriais de negociação.

+++ Leia o acordo o Termo de Acordo nº 1/2023 na íntegra

“O dia de hoje é muito importante para a classe trabalhadora, em especial para o/a servidor/a público. São muitos anos sem reajuste. Conquistar os 9% dentro de todas as limitações que tínhamos nesse momento em função de uma LOA construída por um outro governo, representou que nós fomos onde podíamos ir”, afirmou o coordenador geral do Sinasefe, David Lobão.

Apesar de celebrado o acordo, o goveno federal ainda deve enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para alterar a autorização da concessão de reajuste dos servidores prevista no anexo V da Lei Orçamentária de 2023.

25 de março de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *