Após reunião com o Sintietfal, deputado Paulão se compromete com a luta pelo retorno das aposentadorias e pensões para o Ifal
Deputado se colocou à disposição para intermediar audiência com o Governo Federal e com o próprio reitor Carlos Guedes
O Deputado Federal Paulão (PT) se comprometeu com a campanha do Sintietfal pelo retorno das aposentadorias e pensões do Ifal para o Ifal.
O compromisso foi firmado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 4 de maio, com a participação da vice-presidenta do Sintietfal, Elaine Lima, e das aposentadas Léa Mello, Luíza Jaborandy e Salete Oliveira, representando a Assifal.
O presidente do Sintietfal, Yuri Buarque, que está em Brasília participando do Grupo de Trabalho Carreira do Sinasefe, acompanhou a visita ao deputado remotamente.
Na reunião, o Sintietfal explicou que o governo Lula suspendeu o cronograma de implementação do Decreto nº 10.620 de Bolsonaro, que transfere aposentadorias e pensões dos órgãos de origem para o Instituto Nacional de Seguridade Social. Entretanto, como o Ifal já entregou seus inativos ao INSS, não foi beneficiado pela medida. Defendeu, portanto, que é preciso que o governo federal edite novo decreto, retornando ao cenário anterior.
Após o relato do problema vivido no Ifal, o parlamentar sugeriu realizar uma audiência com Ester Dweck, Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, solicitando isonomia do Ifal em relação aos demais institutos, que não entregaram a gestão das aposentadorias e pensões ao INSS. O Sintietfal ficou de formalizar o pedido de audiência com a Ministra.
Paulão também se comprometeu a intermediar junto ao Reitor Carlos Guedes uma audiência no Ifal para que ele se sensibilize e peça o rompimento do Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, devolvendo as aposentadorias e pensões para o Ifal.
“A reunião com o deputado Paulão foi muito importante. Assim, consolidamos uma intervenção local, de sensibilização do professor Carlos Guedes, e uma intervenção Nacional, com Paulão, para debater a questão junto ao ministério de gestão e inovação em serviço público, para defender a revogação desse decreto tão danoso para os nossos pensionistas e aposentados”, avaliou Elaine Lima, vice-presidenta do Sintietfal.
Ângela souza Sale
5 de maio de 2023 em 14:43Que maravilha!!