Cartilha defende Auditoria da Dívida Pública para a garantia de investimentos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil
A Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) lançou uma cartilha intitulada de “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.
A solenidade ocorreu na última terça-feira, 23 de maio, no anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, contando com a presença de entidades do Sinasefe como Andréa Moraes (secretária-adjunta de formação política), Antonildo Pereira (coordenador de pessoal docente) e Tânia Barbosa (secretária-adjunta de comunicação).
O lançamento foi feito durante a semana de mobilização pela Campanha Salarial 2024. No evento, foi ressaltada a importância da cartilha em meio a luta contra o Arcabouço Fiscal, que teve seu texto-base do projeto de lei complementar (PLP) 93/2023 aprovado no mesmo dia.
“A cartilha da Auditoria Cidadã da Dívida atualiza a discussão sobre o sistema da dívida pública, que é fundamental para a discussão do Marco Fiscal ou do Arcabouço Fiscal. Todo material elaborado, sem dúvida alguma, nos ajuda a conhecer profundamente o debate sobre o orçamento e financiamento públicos e a tomar um posicionamento frente às propostas que estão colocadas hoje. Foi assim em relação a PEC 32 [reforma Administrativa], ao Teto dos Gastos [Emenda Constitucional 95] e vai ser assim também em relação ao Arcabouço Fiscal. Dessa forma, a cartilha é um importante instrumento de organização e de luta da classe trabalhadora e do ANDES”, disse Regina Avila, secretária-geral do Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior.