Consup aprova inclusão do tema ‘retorno das aposentadorias e pensões do INSS para o Ifal’ para sua próxima reunião

Conselheiros/as decidem pela criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual no Ifal

O Conselho Superior do Ifal, em reunião realizada na última sexta-feira, dia 5 de maio, decidiu atender ao pedido de incluir na pauta de sua próxima reunião o tema “transferência das aposentadorias e pensões do Ifal para o INSS”.

A reivindicação foi proposta pela Assembleia Geral do Sintietfal, realizada na terça-feira, dia 2 de maio, que mobilizou aposentados/as, pensionistas e servidores/as da ativa para lutar contra o Decreto nº 10.620/21, que centralizou concessão e gestão de aposentadorias de órgãos públicos no INSS.

Na reunião do Consup, coube às conselheiras, Elaine Lima, vice-presidenta do Sintietfal, Anny Barros, Secretária Geral, e ao conselheiro Rivadávia Junior apresentar o requerimento.

“É importante esse tema ser pautado na reunião do Consup para serem dadas as devidas informações aos/às conselheiros/as e à comunidade sobre esse fato tão importante, principalmente para aposentados/as e pensionistas. Será o momento do conselho também ouvir o outro lado, a voz de quem tanto contribuiu e hoje se sente descartado pelo Ifal”, disse Elaine Lima, representante do Sintietfal no Conselho Superior.

Sobre a reunião

A reunião ordinária virtual do Conselho Superior foi presidida pelo pró-reitor Wellington Spencer e teve como pauta a apreciação do relatório de gestão de 2022, apresentado pela técnica (não submetido à votação); a aprovação da proposta de alteração da Resolução nº 10/21, que trata da Regulamentação de Estágios no Ifal, apresentada pela conselheira Talita Morais; e a aprovação unânime da criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual no Ifal, que teve como relatora a conselheira Anny Barros. Dos 12 pontos de pauta, apenas três foram tratados na reunião.

“Muitos dos/as nossos/as alunos/as são vítimas de preconceito e de violência na comunidade ou em casa, pelo simples fato de serem integrantes da população LGBTQIA+. Para esses/as estudantes a escola termina se transformando num (ou no único) ambiente de acolhimento. Além disso, é importante ressaltar que o NIGEDIS estará à disposição não apenas dos/as estudantes, mas atuará também como o núcleo promovedor de formação continuada para os servidores e de atuação junto aos familiares no intuito de garantirmos a seguridade necessária para se tratar desse tema na escola”, afirmou a diretora do Sintietfal, Anny Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *