16 de maio de 2023

Diretor do Sintietfal publica artigo: Reforma Agrária agroecológica ou agronegócio?

Foto: MST

O professor de geografia do campus Piranhas e diretor do Sintietfal, Claudemir Martins, publicou o artigo “Reforma Agrária agroecológica ou agronegócio? A sociedade brasileira precisa decidir!”, na Revista de Geografia Agrária da Universidade Federal de Uberlândia-MG, com qualis A2, Campo-Território.

O artigo trata da análise do processo denominado de “transição agroecológica no Brasil”, relacionando-o aos temas da questão da reforma agrária e da luta de classes no conjunto da sociedade. “Trata-se de uma publicação no momento bastante oportuno, pois vivemos um momento de ataque ao MST, com a instalação de uma CPMI no Congresso Nacional, comandada pela bancada ruralista do Agro”, disse o docente.

O estudo debate questões agrárias na atualidade e as relaciona com o histórico da concentração de terras no Brasil, mineração, conflitos no campo e pela água, como também a luta pela soberania alimentar e contra a utilização de transgênicos agrotóxicos.

Ao longo de pesquisas, projetos de extensão e ações políticas, o docente percebeu que é necessário que as organizações sociais da cidade, especialmente sindicais, cooperativas e associações, além de defender os direitos da classe trabalhadora, se associem à luta pela reforma agrária.

Por fim, o docente defendeu o fim do latifúndio para o avanço da reforma agrária e da justiça social. “Acreditamos que, somente com a eliminação do latifúndio e do minifúndio, será possível avançarmos com a transição agroecológica, como caminho para revolucionarmos o campo, leia-se, eliminar o agronegócio e implementar a reforma agrária agroecológica, sob o controle do campesinato, dos indígenas e quilombolas”, afirmou o autor.

Artigo: Reforma Agrária agroecológica ou agronegócio? a sociedade brasileira precisa decidir! – Claudemir Martins Cosme

16 de maio de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *