Sinasefe avança no debate sobre reestruturação das Carreiras e cobra do Governo abertura das mesas setoriais de negociação

180ª Plena do Sinasefe ocorreu nos dias 6 e 7 de maio. Próxima será 17 e 18 de junho

Após a conquista do reajuste de 9% nos vencimentos dos/as servidores/as federais, a luta prioritária do Sinasefe está na valorização das carreiras TAEs e Docentes. Em sua última Plenária Nacional, realizada nos dias 6 e 7 de maio, em Brasília, foram aprovadas propostas de reestruturação das Carreiras para apresentar ao Governo Lula, além da cobrança pelo início imediato da mesa setorial de negociação.

A plena do Sinsasefe foi antecedida por três dias de debates do Grupo de Trabalho das carreiras TAEs e Docente. Ambos eventos contaram com a participação dos dirigentes do Sintietfal, Yuri Buarque (presidente) e Luís Márcio (diretor municipal).

Luís Márcio (de máscara) compôs uma das mesas da 180ª Plena

“Durante o GT, foi realizado análise histórica da nossa carreira, focando em direitos perdidos e estratégias de negociação bem sucedidas e fracassadas. Achei um ótimo começo para orientar nossas reflexões sobre pautas e estratégias de luta. O nível do debate foi sempre alto e respeitoso, mesmo diante de divergências. Espero poder levar alguns desses debates a nossos colegas do IFAL. Volto animado de um evento desse nível!”, avaliou o dirigente sindical e professor do Campus Piranhas, Luís Márcio.

Entre os pontos já consensuados, está a defesa da reestruturação das Carreiras fortalecendo e valorizando o piso e o step; não utilizar na proposta gratificações para essa reestruturação; retomar a linearidade na malha salarial, garantindo que todos os Níveis de Classificação tenham reajuste; e paridade entre Servidoras/es Ativas/os e Aposentadas/os.

O debate sobre carreira única, padrões de vencimento, níveis de classificação, racionalização, e demais temas, terão seguimento no próximo GT Nacional, marcado para os dias 14, 15 e 16 de junho, e na próxima Plena, nos dias 17 e 18 de junho, ambos em Brasília/DF. Até lá, as bases devem continuar o debate sobre as propostas da Comissão Nacional Docente e da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira TAE. Em Alagoas, os GT locais deverão realizar nova reunião até o início de junho.

A luta do Fonasefe e do Sinasefe é que o governo mantenha a Mesa Nacional de Negociação Permanente e abra as mesas setoriais para tratar de assuntos específicos das várias carreiras de servidores/as públicos/as. “Outro ponto positivo do evento foi que, embora o debate sobre carreiras permitisse se dar num nível teórico, houve espaço para várias considerações mais práticas, sobre estratégias de luta, como e quando pressionar o governo etc”, completou o professor.

+++ Servidores/as Federais lançam campanha salarial 2024 com mobilização em Brasília

Com o lançamento da campanha salarial 2024, a expectativa das entidades nacionais é pressionar o governo para que o debate aconteça de forma profunda no sentido da valorização do serviço e dos/as servidores/as públicos/as, como foi prometido durante a campanha eleitoral.

+++ Confira aqui as resoluções do GT Carreira e da Plena do Sinasefe 

+++ Confira os demais documentos do GT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *