5 de setembro de 2023

22ª Feira da Reforma Agrária em Alagoas inicia nesta quarta-feira, 06

Diretor do Sintietfal participará da solenidade de abertura

Foto: Gustavo Marinho

A 22ª edição da Feira da Reforma Agrária em Alagoas, organizada pelo MST, está marcada para os dias 6 a 9 de setembro. Trabalhadores/as Sem Terra ocuparão a Praça da Faculdade, no bairro do Prado, para a nova edição do evento. Claudemir Martins, professor do Campus Piranhas e diretor do Sintietfal, foi convidado para a solenidade de abertura, marcada para o dia 6.

Este ano, a feira pretende comercializar aproximadamente 500 toneladas de produtos alimentícios provenientes de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária em Alagoas. A coordenação do evento espera a participação de mais de 150 agricultores/as de todas as regiões do estado ao longo dos dias de atividades.

A feira apresenta à cidade os frutos da Reforma Agrária Popular, construída pelo MST, através da produção de alimentos saudáveis, manifestações culturais populares, debates, práticas de saúde comunitária, culinária tradicional rural e uma série de atividades que já se tornaram características das edições anteriores.

Além disso, o MST mantém a estratégia de oferecer produtos a preços abaixo dos praticados no mercado convencional. A principal missão é destacar o papel fundamental da agricultura camponesa tanto para Alagoas quanto para o Brasil, fornecendo alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos para a população trabalhadora.

Festival de Cultura

A programação da Feira deste ano conta com o “Festival do MST: por terra, arte e pão!”, que faz parte das atividades culturais do evento. Essa iniciativa tem como objetivo promover um diálogo mais amplo com a sociedade por meio de expressões culturais, envolvendo artistas, grupos e coletivos culturais.

A programação do Festival incluirá apresentações de artistas locais, bem como atrações de outras regiões do país, e estará aberta ao público em dois palcos na Praça da Faculdade durante todos os dias da Feira.

Confira a programação completa abaixo:

Quarta-feira (06):

Palco da Praça Central

Afoxé Odô Iyá
Zeza do Coco
Andréa Laís
Chico César

Quinta-feira (07):

Palco Raquel Xukuru-Kariri

Contação de Histórias
Apresentação Teatral: Igreja Dialética de Brecht

Palco da Praça Central

Anderson Fidellis
Tequilla Bomb
Bento Forrozeiro

Sexta-feira (08):

Palco Raquel Xukuru-Kariri

Performance – A Carne, com Mary Vaz

Palco da Praça Central

Samba de Roda Posú Betá
Gabriela Cravicanela
Mel Nascimento

Sábado (09):

Palco Raquel Xukuru-Kariri

Apresentação Teatral: Manso, do Coletivo Volante
Bumba minha vaca

Palco da Praça Central

Chau do pife
Os Verdelinhos e Comunidade Azul
Rafa Quintino

5 de setembro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *