1 de setembro de 2023

Grito dos/as Excluídos/as: Sintietfal convoca categoria a ocupar as ruas dia 7 de setembro

Com o lema “Você tem fome e sede de que?”, o Grito dos Excluídos e das Excluídas chama a população para lutar por justiça social no próximo dia 7 de setembro. Em Maceió, o Grito terá concentração na praça Sinimbu, no Centro, a partir das 9h.

A manifestação, tradicionalmente realizada no feriado da Independência do Brasil, é organizada há 29 anos pelas pastorais sociais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Movimentos sindicais, estudantis e populares estarão nas ruas para denunciar as desigualdades e violências que atingem os mais pobres e vulneráveis, como também para celebrar a vida, a esperança e a resistência dos que não se calam diante das injustiças.

O Sintietfal estará nas ruas levantando a bandeira dos serviços públicos e de uma educação de qualidade.

Neste ano, o Grito convoca a união pela luta por direitos e pela participação popular na luta contra a fome e por saúde, comida, moradia, trabalho, renda, educação, cultura, terra, água, meio ambiente, liberdade, paz e democracia.

Sobre o Grito

Desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas faz um contraponto ao “Grito do Ipiranga”. O movimento surgiu durante 2ª Semana Social Brasileira, evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo lema era “a fraternidade e os excluídos”. O movimento aposta na organização popular, através das lutas por dignidade e justiça, pelo Bem Viver dos Povos.

A mobilização levanta a bandeira de que a independência não ocorreu de fato, não para todos/as. Os números mostram a violência contra os negros, mulheres, a comunidade LGBTQIA+, indígenas e tantos outros oprimidos/as. Essas são marcas para lembrar que não há muito a ser comemorado.

1 de setembro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *