18 de setembro de 2023

Nota de pesar: Sintietfal lamenta falecimento da professora Fátima Menezes

O Sintietfal lamenta o falecimento da professora Fátima Menezes, ocorrido na última sexta-feira, dia 15 de setembro. A ativista cultural alagoana tinha 70 anos e vivia uma luta contra o câncer.

Seu sepultamento está marcado para hoje 18 de setembro às 16h, no Cemitério Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes. Seu velório aconteceu na noite do último domingo no auditório do IFAL Campus Maceió.

Fátima revolucionou a cultura de Alagoas, foi presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió, eleita para o biênio 2015/2017, e representante titular do segmento cultural Música.

A Direção Geral do Ifal campus Maceió decretou luto nesta segunda-feira, 18 de setembro, suspendendo todas as atividades em honra à memória da professora Fátima Menezes

Trajetória

Fátima Menezes fundou o Coretfal em 1975, que tinha como propósito promover a riqueza musical no contexto das Escolas Técnicas. Iniciativa pioneira em Alagoas para valorizar a riqueza rítmica e melódica da música popular brasileira e o folclore nordestino.

Sob sua liderança, o coro composto por 40 membros, recebeu em 2005 a certificação como Ponto de Cultura, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Cultura.

Menezes ganhou reconhecimento ao introduzir uma nova abordagem no cenário coral de Alagoas, Nordeste e Brasil, por meio da criação de espetáculos que integram música, teatro, dança e outras formas de expressão artística e tecnológica.

Durante essas apresentações, ela incorporou elementos do folclore e da música popular brasileira, transformando-as em espetáculos literomusicais temáticos, como “Canto por Todos os Cantos”, “Ecos Brasil 500 anos”, “Retrato Cantado do São Francisco” e “Baião de Dois”.

O Sintietfal lamenta profundamente a perda e se solidariza com a família e amigos.

18 de setembro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *