Sindicatos de Alagoas debatem ações para o Dia Nacional de Mobilização dos/as servidores/as federais, 3 de outubro

Sintietfal defende mobilização de rua no dia 3 de outubro. Foto: Ésio Melo/Sintietfal

Visando organizar a luta dos/as servidores/as federais em Alagoas, o Sintietfal participou de reunião com a Adufal, o Sintufal e representantes do Andes-SN nesta quinta-feira, dia 14 de outubro. Em pauta, a campanha salarial e o próximo Dia Nacional de Mobilização.

“Foi um momento importante de retomada da articulação entre as entidades dos servidores públicos federais no Estado de Alagoas, que apontou para a possibilidade de construírmos uma grande atividade de rua para o dia 3 de outubro, quando será realizado um Dia Nacional de Mobilização”, afirmou Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.

O dia 3 de outubro é o aniversário da Petrobrás e tem sido proposto pelo Fórum de Entidades Nacionais dos/as Servidores/as Federais (Fonasefe) como um Dia Nacional de Lutas em defesa da valorização dos serviços públicos e contra as privatizações. Entidades, como o Andes, defendem que seja um grande dia de paralisação em todo o serviço público.

A definição sobre o calendário de mobilização pela inclusão dos/as Servidores/as Federais na Lei Orçamentária Anual de 2024 e pelo arquivamento Reforma Administrativa (PEC 32) caberá à Plenária Nacional do Fonasefe, marcada para o dia 16 de setembro.

Posição do Andes-SN é de ter paralisação em todo o país. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

A próxima reunião das entidades do funcionalismo federal de Alagoas está marcada para a próxima terça-feira, dia 19, às 15 horas, na sede da Adufal. Demais sindicatos de servidores/as federais e de empregados públicos, como os Petroleiros, Correios e Ferroviários, também devem ser chamados para fortalecer a organização das mobilizações do dia 3 de outubro.

“Precisamos debater a campanha salarial dentro e fora do Ifal, assim como dos/as demais órgãos públicos, para fortalecer a base de servidores/as a entrarem na luta por valorização, salários e carreiras. Ganhar também a sociedade para a defesa e fortalecimento do serviço público”, complementou o dirigente sindical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *