Assembleia do Sintietfal e 186ª Plena do Sinasefe preparam mobilização para o dia 22 de fevereiro

Plenária Nacional também definiu unificação das propostas de Carreira TAE e deflagrou o Congresso do Sinasefe

Dia 22 de fevereiro será o dia nacional de luta e paralisações dos/as servidores/as federais por carreira, salários e equiparação dos benefícios. Para preparar a mobilização, o Sintietfal realizou, no dia 2 de fevereiro, uma Assembleia Geral Extraordinária e o Sinasefe a 186ª Plenária Nacional, no dia 4 de fevereiro.

Os fóruns debateram a importância da mobilização do funcionalismo público para pressionar o governo a conceder reajuste salarial em 2024, além de reformular as carreiras, dar paridade nos auxílios alimentação, creche e saúde. A categoria quer também o compromisso de Lula com a revogação das medidas contrárias aos serviços públicos, como o Decreto 10.620, que centralizou as aposentadorias e pensões no INSS.

“É preciso ampliar a mobilização e a participação da categoria na luta se quisermos conquistar direitos. Precisamos mostrar força ao goveno, e a participação nas assembleias e nos atos são elementos decisivos para nós. O Sintietfal vai continuar percorrendo os campi do Ifal e convocando toda a categoria para participar presencialmente da próxima Assembleia e do dia 22 de fevereiro”, disse Yuri Buarque, presidente do Sintietfal.

GT Carreira

No mesmo fim de semana, o Sinasefe também realizou o seu Grupo de Trabalho sobre Carreira para definir a proposta de reestruturação do PCCTAE, que será apresentada ao governo na reunião que também acontece no dia 22 de fevereiro. O GT definiu unificar o posicionamento e apresentar a proposta da Fasubra ao governo. Assim como, apresentar à Fasubra proposta do RSC do Sinasefe.

Anny Barros e Henrique Ferreira, eleitos/as na Assembleia para representar o Sintietfal no GT e na Plena do Sinasefe. Joana D’arc e Darliton Romão participaram como suplentes e Yuri Buarque, Rafael Luís e Izael Oliveira, como observadores. Ao todo, o GT registrou a presença de 30 seções sindicais através de 73 inscritos: sendo 23 de modo presencial e 50 virtual, além de integrantes da DN e das comissões de assessoramento (CNS e CND).

Congresso do Sinasefe

A 186ª Plena também deflagrou a realização do 36° Congresso do Sinasefe, que será eleitoral e deverá acontecer até 15 de maio de 2024.

Assembleia no Ifal

A próxima Assembleia Geral Extraordinária ficou marcada para o dia 19 de fevereiro e definirá sobre adesão ao Dia Nacional de Lutas e paralisação do serviço público (22/02).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *