Em Brasília, Sintietfal participa de posse do Conif e de audiência com Paulão

Nova gestão do Conif se compromete com luta pela reestruturação das carreiras

Comitiva do Ifal em Brasília junto ao deputado Paulão

O presidente do Sintietfal, Yuri Buarque, está em Brasília cumprindo uma agenda de atividades enquanto diretor do Sinsaefe. Nesta semana, sua prioridade tem sido o retorno das aposentadorias e pensões para o Ifal e o fortalecimento da campanha salarial.

No primeiro dia de seu plantão semanal, dia 5 de março, ao lado de Elenira Vilela, participou da posse do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que terá em sua nova gestão o reitor do Ifal, Carlos Guedes, como vice-presidente de Relações Parlamentares.

Durante a posse, a nova diretoria do Conif se comprometeu publicamente com a luta dos/as servidores/as federais, especialmente pela a reestruturação da carreira dos TAEs e a recomposição do orçamento.

“Está insustentável a situação, e precisamos buscar alternativas, urgente!”, afirmou o reitor Carlos Guedes, ao defender em seu discurso de posse a reestruturação de suas carreiras.

No dia seguinte (6), o presidente do Sintietfal participou de audiência com o deputado federal Paulão, reafirmando o pedido para que interceda junto ao Governo Federal pela devolução das aposentadorias e pensões para o Ifal. O sindicato busca ajuda na interlocução com o MGI, que na última semana negou o pleito da categoria.

+++ MGI nega devolução das aposentadorias e pensões para o Ifal

“A reunião avançou pouco. Mas ficou o compromisso de o deputado de tentar, junto à liderança do PT, uma audiência com o MGI. Vamos continuar lutando por essa audiência porque queremos ter uma chance de apresentar nossos argumentos aos técnicos e gestores do Ministério e esgotar todas as possibilidades de diálogo”, explicou Buarque.

Além da reunião, o dirigente sindical ficou com a responsabilidade de responder o ofício do MGI ao Sinasefe e reafirmar o pedido de reunião. “Vou enviar ofício e ir pessoalmente dar plantão no Ministério. De toda forma, parece-me que o caminho mais efetivo é o caminho da luta. E, se preciso, voltaremos em caravana à Brasília”, acrescentou.

Campanha Salarial

Além da pauta da revogação do Decreto nº 10.620/21, que transferiu aposentadorias e pensões para o INSS, o presidente do Sintietfal cumpre outras agendas da campanha salarial, como participação de reuniões com o Andes-SN e a Fasubra, e a construção da 187ª Plenária Nacional do Sinasefe, marcada para os dias 16 e 17 de março.

Um Comentário em “Em Brasília, Sintietfal participa de posse do Conif e de audiência com Paulão

Arnaldo Mendes Melo
7 de março de 2024 em 15:48

Estamos juntos. Yuri tem sido um guerreiro na luta da nossa classe.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *