Inclusão, confraternização e solidariedade marcam 6ª edição do Arrastapé do Sintietfal

Festa junina reuniu mais de 500 pessoas no Chez Marie

Puxada por Fidéllis, a quadrilha junina foi um dos momentos marcantes da festa

A sexta edição do Arrastapé do Sintietfal foi um verdadeiro sucesso! Sob o tema “Amar e Mudar as Coisas”, a festa junina reuniu mais de 500 pessoas – entre adultos e crianças – num ambiente climatizado, o Chez Marie, no sábado, dia 21 de junho. O evento contou com muita música, comidas típicas, bebidas, reencontros e diversão.

“Eu vejo esses momentos de confraternização como muitos importantes. Embora entenda que o fundamental do sindicato seja a construção da luta, vejo as festas como momento de união e fôlego para a nossa trajetória. E o arraial representou bem isso”, afirmou Anna Júlia, diretora do Sintietfal e uma das responsáveis pela festividade.  Nesta 6ª edição, apesar da grande busca por convites, a comissão organizadora garantiu o acesso de todas as sindicalizadas e sindicalizados que buscaram ingressos e/ou deram o nome para a lista de espera. Ninguém ficou de fora!

Comissão Organizadora do 6º Arrastapé do Sintietfal

O Arrastapé do Sintietfal deste ano teve o cuidado para garantir inclusão, respeito e diversidade, desde a inscrição até a decoração do evento. “Tivemos o cuidado de incluir as diversas necessidades, coerentes como o nosso compromisso de ser um sindicato inclusivo. E ver as famílias reunidas, com as crianças se divertindo com brincadeiras populares, numa festa de uma entidade classista como a nossa, é realmente muito gratificante. Espero que esses e outros encontros nos fortaleçam e nos unam cada vez mais”, completou a dirigente sindical.

O evento junino também reafirmou o compromisso sindical com a solidariedade internacional. “A gente está numa noite muito animado, mas tudo é política. Fora desse salão aqui tem coisas muito sérias e importantes. Essa semana, eu estava com minha filha de 4 anos em casa e na rua explodiu uma bomba de São João. Minha filha veio aos prantos com medo do barulho. Eu a acolhi e a primeira coisa que veio à minha mente foi pensar como vivem hoje as crianças palestinas. Porque a bomba que explode lá não é a bomba de São João, infelizmente. E me doeu naquele momento pensar que aquele barulho que as crianças palestinas estão ouvindo pode ser o barulho que marca os últimos momentos de suas vidas”, refletiu Yuri Buarque, presidente do Sintietfal, ao microfone.

Durante seu discurso, um bandeirão da Palestina foi aberto na pista de dança. Ao final, as pessoas presentes ecoaram gritos de “Palestina Livre”, homenageando os mais de 53 mil mortos desde o início do massacre de Israel sob o povo na Faixa de Gaza.

Ao lado de Yuri Buarque, a professora do Campus Maceió e dirigente sindical, Andrea Moraes, lembrou que em 2024 a categoria, ao invés de festa junina, vivia uma greve por direitos. “Foi em junho do ano passado que nós conquistamos uma das maiores vitórias, de uma das maiores greve que nós já realizamos. E a gente precisa entender, de fato, que esse aumento de 9% que nós tivemos foi resultado da nossa luta. Essa festa tá acontecendo, inclusive, para que a gente possa comemorar esse um ano do acordo que foi assinado. Em contrapartida, temos ainda muita luta para fazer, porque nem tudo que foi posto no acordo foi cumprido”, disse a docente.

Sorteios

O Arrastapé do Sintietfal neste ano contou ainda com uma grande quantidade de prêmios para as sindicalizadas e os sindicalizados, adquiridos pelo sindicato ou doado por fornecedores e parceiros. Ao todo, entre balaios juninos, voucher para restaurante e spa, kits personalizados, Air Fryer e TV, foram 18 sorteadas e sorteados na festa.

Fotos
As fotos oficiais do evento estão disponíveis na galeria abaixo.

Arrastapé do Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *