28 de setembro de 2023

Sindicatos publicam carta aberta em defesa dos serviços públicos

Como parte da mobilização da Campanha Salarial 2024, o Sintietfal e entidades sindicais produziram uma “Carta aberta em defesa dos serviços públicos e pela valorização dos/as servidores/as”, construída com o propósito de conscientizar a população sobre a importância dos serviços públicos para os brasileiros e brasileiras.

No texto, é reforçada a ideia de que é preciso se posicionar contra a reforma administrativa, contra as privatizações e defender os direitos dos servidores públicos federais, com valorização salarial.

A carta foi assinada pelas seguintes entidades: Adufal, Sintietfal, Sintufal, Sinfeal, Sintect, Sindprev, Sindipetro, Urbanitários e CUT/AL

Confira a carta na íntegra:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO ALAGOANA

Alagoas é o estado brasileiro em que 92% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e 86,45% dos estudantes da educação básica estão matriculados na rede pública.

Sem os 44,6 mil profissionais da saúde, a população alagoana não teria acesso aos postos de saúde e hospitais públicos. Sem os mais de 28 mil professores, os/as filhos/as do povo alagoano estariam pelas ruas, sem acesso à educação. Sem os mais de 8,5 mil policiais civis e militares, Alagoas estaria totalmente desprovida de segurança pública.

Mesmo sendo tão importantes e necessários, os/as servidores/as públicos são apenas 12,45% do total de trabalhadores em nosso país, percentual menor que nos Estados Unidos (13,55%) – que não tem saúde pública – e muito inferior a países caracterizados pela política de bem-estar social, como a Dinamarca (30,22%).

Ou seja, faltam funcionários/as públicos/as para melhorar os serviços ofertados à população no Brasil. Então, por que se espalham mentiras dizendo que há muitos servidores públicos e que estes ganham muito e trabalham pouco?

A verdade é que seus salários não são altos, uma vez que 70% dos servidores públicos recebem até R$ 5 mil. O Judiciário Federal é quem concentra as maiores remunerações, enquanto os salários mais baixos estão nos cargos ligados ao Poder Executivo, onde se encontra a maior parte dos profissionais do setor público. Hoje, 60% dos servidores públicos são agentes municipais e têm a média salarial de R$ 2.616,00 – cerca de 2 salários mínimos.

Quem propaga mentiras contra o serviço público não quer “modernizar” ou “aperfeiçoar”, quer destrui-lo e transformá-lo em serviço pago para enriquecer às custas do povo. E é esse o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, conhecida como “Reforma Administrativa” – que pode ser melhor intitulada como PEC do desmonte e da corrupção -, projeto de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, e que o presidente da Câmara dos Deputados/as, Arthur Lira (PP-AL), quer incluir na votação do plenário.

Na realidade, isso só interessa a um pequeno punhado de super-ricos, que se preocupa apenas em cobrar caro, sem melhorar em nada a qualidade do atendimento. Além disso, sob o argumento de “necessários” cortes de gastos públicos, a PEC nº 32 tenta reduzir o quadro de servidores efetivos concursados, substituindo-os por trabalhadores terceirizados, temporários ou, principalmente, indicados políticos, abrindo grande espaço para “rachadinhas” e outras práticas corruptas.

Por tudo isso, as entidades abaixo-assinadas apresentam ao povo alagoano seu posicionamento em defesa do serviço público brasileiro, dos/as trabalhadores municipais, estaduais e federais e, em especial, da população usuária dos serviços prestados pelo Estado brasileiro.

Bem assim, reafirmam seu compromisso em lutar pela valorização do serviço e do/a servidor/a público, contra as privatizações e contra a “Reforma Administrativa”.

ASSINAM ESTA CARTA:

Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal)

Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal)

Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal)

Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos dos Estados de. Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE)

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado de Alagoas (Sinfeal)

Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social de Alagoas (Sindprev-AL)

Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (SINTECT)

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado de Alagoas (SINFEAL)

Sindicato dos Urbanitários de Alagoas

Central Única dos Trabalhadores de Alagoas

28 de setembro de 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *