Nota de Pesar: Sintietfal lamenta falecimento da professora aposentada Luzenita Wagner

O Sindicato dos/as Servidores/as Federais da Educação Básica e Profissional do Estado de Alagoas lamenta o falecimento da aposentada Maria Luzenita Lins Wagner, ocorrido nesta quarta-feira, dia 29 de julho.
Seu velório terá início ainda nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, no Campo Santo Parque das Flores. O sepultamento está previsto para as 10 horas do dia 30.
Luzenita foi professora de Biologia no Campus Maceió de janeiro de 1994 até outubro de 2019, contribuindo para a formação de centenas de estudantes neste período. Logo após sua aposentadoria, em 2021, o reitor do Ifal celebrou o acordo de cooperação técnica que transferiu as aposentadorias e pensões para o INSS.
Luzenita, desde então, participou ativamente das lutas e mobilizações pelo retorno das aposentadas, aposentados e pensionistas para o Ifal, sendo uma das integrantes do Coletivo de Aposentados do Ifal – CAPI.
Em depoimento contra a transferência das aposentadorias para o INSS, Luzenitta afirmou ter tido problemas na declaração do imposto de renda porque o INSS não reconheceu sua aposentadoria por invalidez.
“Foi realmente muito estressante, chegando a atrapalhar todo meu tratamento pelos problemas psicológicos que causou. A insuficiência renal é considerada incapacitante e a minha insuficiência real é considerada terminal. Apesar de eu também ter tempo de serviço, o fato de eu ser aposentada por invalidez me isentava de pagar imposto”.
Luzenita faleceu sem ver a conquista da luta que participou ativamente nos últimos anos de sua vida.
O Sintietfal lamenta esta perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento de despedida.


