Docentes cobram transparência e mudanças no edital de remoção interna do Ifal

Solicitação pedia reunião de emergência antes da abertura do Sirem

Professoras e professores das áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Ifal enviaram, por e-mail, nesta segunda-feira, 10 de agosto, um abaixo-assinado à gestão do Instituto, solicitando transparência em relação ao Edital de Vagas nº 001/2026, do Cadastro de Reserva do Edital nº 42/2023.

As vagas, disponíveis no Sistema de Remoção (Sirem), sofreram alterações na última sexta-feira, 7 de agosto. Na ocasião, foi retirada uma vaga de Língua Inglesa do Campus São Miguel dos Campos. Além disso, a principal reivindicação das e dos signatários é que neste Edital não consta vaga para Língua Portuguesa no Campus Marechal Deodoro, uma vez que é de conhecimento amplo para todas e todos da área o desfalque no referido campus.

O abaixo-assinado foi endereçado à diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira; à pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; ao diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza; e à diretora-geral do Campus São Miguel dos Campos, Talita Maria Gomes de Morais. Além de solicitar esclarecimentos, as professoras e os professores cobram a realização de uma reunião emergencial com as gestoras e os gestores.

A urgência da solicitação está relacionada ao cronograma de abertura do Sirem para as interessadas e os interessados nas vagas. O prazo teve início nesta quarta-feira, 12 de agosto, e se encerra nesta quinta-feira, 13.

“Tanto a direção-geral do Campus Marechal Deodoro, quanto à direção-geral do do Campus São Miguel se colocaram, de imeditado, inteiramente à disposição da realização da reunião. Enquanto à DGP e a Proen sequer responderam ao e-mail e, por esse motivo, não foi realizada até o momento esta reunião”, explicou Anny Querubina, docente do Campus Murici.

O Sintietfal reforça a cobrança das professoras e dos professores das áreas envolvidas e destaca a necessidade de garantir valorização, transparência e lisura nos processos de Remoção Interna. A conquista de editais e de um sistema que assegure transparência é resultado da luta sindical.

Entretanto, este é o primeiro edital de remoção para docentes publicado em 2026, demonstrando que a Reitoria tem utilizado pouco este expediente e realizado alocações de servidoras e servidores sem a publicação de editais.

+++ Notícia relacionada:  Ifal publica edital de remoção com ilegalidade, e docentes buscam auxílio do Sintietfal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *